ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO

Saber sobre discurso direto e indireto é essencial para desenvolver diversos tipos de texto.

Mas afinal, o que é o discurso direto? O discurso direto é dito como o tipo de discurso mais comum e natural, caracterizado pela livre expressão dos personagens, fazendo com que eles assumam vida própria no decorrer da narração. Para aprender diferenciar discurso direto e indireto é essencial conhecer as características de cada um.

Características do discurso direto:
• Consiste numa transcrição exata da fala das personagens na narração, onde não ocorre a participação do narrador;
• Esse tipo de discurso geralmente é antecedido pelo travessão (sinal de pontuação que aponta quando se inicia a fala de uma personagem, quando ocorre mudança de interlocutores e quando existe mudança para o narrador por meio de um verbo de elocução). Entretanto, muitos autores de narração preferem colocar o discurso direto entre aspas (sinal de pontuação que indica uma transcrição ou citação);
• O discurso direto é introduzido por verbos de elocução, tais como: falar, dizer, comentar, perguntar, responder, observar, murmurar, exclamar, gritar, aconselhar etc. Os verbos de elocução são seguidos por dois pontos (sinal de pontuação).

No post de hoje, separamos alguns exercícios para você praticar e exercitar o conhecimento da sua turma. Esperamos que gostem e que surte resultados positivos:

ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO

1 Comentário para "ATIVIDADES SOBRE DISCURSO DIRETO E INDIRETO"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.