ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS

É essencial que os alunos saibam diferenciar as letras maiúsculas e minúsculas, e conheçam como as regras se aplicam a cada uma delas. Por isso, selecionamos algumas atividades sobre letras maiúsculas e minúsculas e também explicamos um pouco sobre elas. Aproveite!

Letras maiúsculas
Ao escrevermos usamos letras maiúsculas e minúsculas, que variam de acordo com as palavras. As letras maiúsculas são usadas no início das frases, que continuam a serem escritas com letras minúsculas. Se no meio da frase tiver algum nome próprio, nomes de pessoas ou animais, esse também deverá ser escrito com letra maiúscula.

Exemplo: Fui passear na casa da tia Mariana e brinquei com sua gatinha Mimi.
As letras maiúsculas também são usadas para escrever nomes de Países, Estados e Cidades, pois também são seus nomes próprios. Isso deve acontecer, mesmo que tais nomes apareçam no meio ou no final da frase.

Exemplo: O único país pentacampeão em copas do mundo é o Brasil.
Nomes de rios também devem ser escritos com letras maiúsculas.

Exemplo: O rio Amazonas está localizado na região norte do Brasil.
Letras minúsculas
Para escrever nomes de coisas ou objetos, usamos letra minúscula. Eles são chamados de nomes comuns e por isso são escritos com letras minúsculas.

Exemplo: Saí com minha prima para tomar sorvete. Depois passamos na banca e compramos uma revista.

ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS

ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS


Reescreva o texto, usando corretamente as letras maiúsculas e minúsculas:

O Leão e o Ratinho

um leão, cansado de tanto caçar, dormia Espichado à sombra de uma boa Árvore. Vieram uns Ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, Menos um, que o leão prendeu embaixo da Pata.
tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmagá-lo e Deixou que fosse embora.
algum Tempo depois, o leão ficou Preso na rede de uns Caçadores. Não conseguia se Soltar, e fazia a floresta inteira tremer com seus urros de Raiva. nisso, apareceu o ratinho. com seus dentes afiados, roeu as Cordas e soltou o leão.

1 Comentário para "ATIVIDADES SOBRE LETRAS MAIÚSCULAS E MINÚSCULAS"

  1. Amei as sugestões de atividades. Valorizo muito a leitura, interpretação e diálogo de textos. Material muito rico. PARABÉNS!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.