RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL

Neste post vamos falar um pouco sobre o relatório individual de aluno especial para educação infantil, que é uma dúvida frequente dos professores. As avaliações dos alunos são realizadas de forma bimestral e registradas de forma que seja possível verificar o progresso ou não do aluno em diferentes aspectos educacionais, avaliando sua participação nas atividades e também marcando sua frequência nas aulas no relatório escolar.

A avaliação do aluno pode ser realizada com ou sem provas finais. Mas também na LDBE, fala-se em avaliação contínua, ou seja, em cada momento entre aluno e professor, ele deve ser avaliado.

Assim o relatório individual do aluno deve refletir e contemplar todo o período de atividades escolares, não somente o momento das provas.

Uma das dúvidas frequentes que surgem no momento da redação do relatório individual do aluno é em relação à deficiências, que podem ser cognitivas (de aprendizado) ou físicas (um fator limitante que impeça alguma atividade).

Neste caso, é importante que a avaliação escolar do aluno seja feita de forma comparativa e clara, mas de forma que também registro os progressos e conquistas obtidas no período avaliado.

Em muitos casos, alunos com problemas de deficiência intelectual, no relatório individual, é importante a visão de todos os profissionais participantes do processo educacional, descobrindo e criando novas possibilidades de aprendizagem.

Outros casos de relatórios de avaliação escolar onde precisamos de alguma atenção especial, são os casos de alunos indisciplinados ou com desvio de comportamento.

Neste caso, além do relatório, é importante notar se essas ocorrências não tem origem em algum outro trauma social ou familiar.

Cada caso deve ser tratada de forma individual e de forma à não expor a identidade do aluno para toda a comunidade escolar.

O acompanhamento dos pais e responsáveis deve ser intensificado e se necessário, encaminhar para o profissional mais adequado para orientação e/ou tratamento, em casos como transtornos opositivos, hiperatividade ou violência extrema.

MODELO DE RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL
RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL

Fonte: Internet

1 Comentário para "RELATÓRIO INDIVIDUAL DE ALUNO ESPECIAL"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.