2 PLANO DE AULA NOÇÃO ESPACIAL EDUCAÇÃO INFANTIL

Plano de Aula Lateralidade Direcionalidade – NOÇÃO ESPACIAL

LATERALIDADE: CMB que traduz a percepção integrada dos 2 lados do corpo. Elemento fundamental de relação-orientação com o mundo exterior. Noções espaciais com cima-embaixo, anterior e posterior, dependem da noção de lateralidade.

DIRECIONALIDADE: Capacidade para transferir a lateralidade para as noções de esquerda-direita dos objetos no espaço. Depende principalmente do controle visual.

A  lateralidade e a direcionalidade encontram-se muito relacionadas com a estruturação espacial.

A noção espacial refere-se ao conhecimento do espaço externo do corpo, estando próxima a noção de direcionalidade (esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo,…). Já a lateralidade refere-se a uma relação de dominância dos Hemisférios Cerebrais que determina o predomínio de um lado do corpo sobre o outro, referindo-se ao espaço interno do indivíduo.

2 PLANO DE AULA NOÇÃO ESPACIAL EDUCAÇÃO INFANTIL
É por volta dos 6 aos 8 anos de idade que a lateralidade se manifesta. Não se sabe ainda ao certo o que provoca esse fenômeno, mas alguns pesquisadores creem ser ela de natureza genética. Assim, estudos apontam que pais destros só terão filhos canhotos em 9,5% dos casos. Já os genitores canhotos têm uma alta probabilidade de ter filhos canhotos – se ambos utilizarem o lado esquerdo, o filho terá 26% de possibilidade de também ter o predomínio desta parte do corpo.

No início, antes da definição da lateralidade, a criança expressa a preferência por uma das mãos em suas atividades. Este fenômeno é dirigido pelo cérebro. Neste processo os lados opostos do corpo comandam uns aos outros – o esquerdo estimula o direito e vice-versa. Quando a parte esquerda predomina, a pessoa é destra; do contrário, ela é canhota. Isso diz respeito também aos olhos, aos pés, a certos pares de órgãos. Os canhotos já sofreram bastante, uma vez que eles eram considerados anormais, principalmente na escola, onde eram severamente punidos, com seus braços esquerdos atados pelos professores.

Hoje, especialistas afirmam que eles não devem ser coagidos e castigados, pois esta atitude pode provocar sérios danos à criança, uma vez que seus movimentos estão ligados diretamente à área cerebral. Ela pode ter graves problemas de aprendizagem e de orientação espacial se for obrigada a utilizar o lado direito do corpo.

Os transtornos da lateralidade são causa de alterações na estruturação espacial e, consequentemente, na leitura/escrita. São exemplo disso a lateralidade contrariada, a lateralidade cruzada e o ambidestrismo.

A Lateralidade contrariada representa aquele que tem o seu lado esquerdo dominante, mas que por influências sociais passa a escrever com uma falsa dominância destra. Escrever com a mão esquerda em si não é um transtorno, mas impor à criança a lateralidade não dominante para ela, resulta em transtornos.

Ambidestrismo é quando a criança utiliza indistintamente os dois lados de seu corpo para realizar coisas; também origina sérios transtornos à criança, especialmente em relação à aprendizagem.

A lateralidade cruzada é quando se apresenta a mão esquerda predominante, ao mesmo tempo em que a perna direita é a que se destaca; ou no caso de se ter o uso da mão direita e o olho canhoto. Estas crianças precisam então se submeter a um processo de organização da sua psicomotricidade, ou seja, de autocontrole muscular – atividades escritas, visuais e motoras – para sintonizar estas predileções e evitar problemas futuros de aprendizagem e noção espacial.

Se quando criança não houver um trabalho efetivo na sua lateralidade e noção espacial, ao atingir a idade adulta esses transtornos persistirão e muitas vezes são demonstrados no cotidiano, como:

– Dificuldade de encontrar direção (confusão de esquerda e direita, dentro e fora, em cima e em baixo);

– Dificuldade de interiorização de si mesmo (não percebe as reais proporções de seu corpo);

– Dificuldade de fazer representações mentais (imaginação);

– Dificuldade de perceber o espaço que o circunda (as pessoas passam a ser rotuladas de “estabanadas” porque esbarram nas     coisas, derrubam, causam acidentes, etc);

– Dificuldade de leitura/escrita (não escrevem e não leem corretamente);

– Dificuldade de organização (do tempo e do ambiente).

Exercícios de lateralidade e noção espacial ajudam a criança lidar com essas dificuldades e esses exercícios podem ser encontrados tanto em um curso de expressão corporal (dança, teatro, atividade física ritmada), como também em especialistas das áreas de psicoterapia, psicopedagogia e psicomotricidade.

Algumas sugestões de Planos de Aula sobre direcionalidade e lateralidade da  professora Glaucilene Silva Brasil de Souza da Escola Bom Jesus de Praga

1. PLANO DE AULA NOÇÃO ESPACIAL EDUCAÇÃO INFANTIL


Tema: Direcionalidade e Lateralidade

Tempo: 1h

Local: Área Livre

Recursos:  bambolê e bola

Objetivo:

– Desenvolver habilidade de direita e esquerda bem como domínio do espaço em relação ao próprio corpo ou ao que está a sua volta.

1ª Parte  INICIAL

Atividade 1: Alongamento Em pé:

Estica as mãos em cima da cabeça Põe uma mão na cabeça outra na barriga Agora as duas mãos nos joelhos Uma mão na maminha outra no nariz As mãos atrás das costas Uma atrás das costas outra na barriga A mão direita toca no cabelo A mão esquerda toca no umbigo bate as palmas atrás das costas (não consegue bater palmas atrás, mas bate com as duas mãos nas costas)A mão direita toca no joelho esquerdo (aqui tem mais dificuldade, acerta na mão, mas o a parte do joelho fica hesitante… também não é propriamente fácil:)) e vice versa A mão direita toca no pé direito e a mão esquerda no pé esquerdo ETC…

Deitado:

Levanta às duas pernas no ar Agora levanta a esquerda baixa a direita Mãos esticadas acima da cabeça e Bater palmas com as braços esticados

Atividade 2: Passa Bola

Formação: Em círculo e sentados

Desenvolvimento: O professor inicia a atividade dando a bola para quem está a sua direita, este tem que passar para o próximo e assim até que o professor de o comando de esquerda ou direita. O aluno que estiver com a bola irá dar para a criança da direita ou esquerda de acordo com que o professor disser.

Atividade 3: Passar Arco

Formação: Dois semicírculos, alunos de mãos dadas, o primeiro aluno da direita com um arco.

Desenvolvimento: Ao sinal o primeiro de cada semicírculo terá de passar o arco para o próximo sem soltar as mãos. O arco deverá chegar à mão do último aluno do semicírculo. O professor poderá dar comandos de direita e esquerda.

Atividade 4: Direita e Esquerda

Formação: Riscar uma linha no chão, um lado será o direito e o outro a esquerda, posicionar os alunos em fila no lado direito.

Desenvolvimento: O professor falará um dos lados, o lado dito deverá ser ocupado, para isto os alunos deverão pular para o mesmo. O aluno que pular para o lado errado sai da atividade.

Atividade 5: Direita e Esquerda

Formação: Em círculo e sentados

Desenvolvimento: Professor de costas para a turma dá ordens que todos devem seguir:

* levantar o braço esquerdo… agora o direito;

* abaixar o braço esquerdo… agora o direita;

* todos em pé com a perna esquerda… dar 3 pulinhos;

* agora com a perna direita… 4 pulinhos para frente;

* logo a pós os alunos executam sem modelo;

* Obs: o professor cria outras ordens – executar sentado, de pé, de olhos fechados, etc.

3ª Parte VOLTA À CALMA

Atividade 6: Historinha Relaxante

Formação: Cada uma deve ficar bem à vontade, soltar bem os músculos, como se fossem dormir. Orientar que as crianças procurem um lugar sossegado no chão e se deitem bem à vontade, de barriga para cima. Elas deverão fechar os olhos, soltar bem as pernas, os braços, deixando o corpo bem solto.

Desenvolvimento: O professor então começará a entrar na história. Vamos todos imaginar que estamos entrando em um grande ônibus, para irmos passear em um parque. Dentro do ônibus estão todos os nossos amigos e colegas de classe, vestidos com roupas coloridas e alegres, apropriadas para o passeio.  O ônibus vai partir, todos já estão presentes: “Olhem” pela janela, “vejam”  como tem bonitas árvores, quantos pássaros. O céu está bem azul, o sol está aquecendo o seu corpo. Agora imaginem que estamos chegando. O ônibus parou, vamos descer devagar e não esquecer a sacola com o lanche. Continuem de olhos fechados e pensem que estamos agora passeando pelo bosque onde tem árvores, flores, um riozinho muito bonito, com água bem limpinha, com peixinhos nadando nelas, “olhem” quantos passarinhos… Gente chega a ouvir o cântico deles.

 

2. PROJETO DE AULA NOÇÃO ESPACIAL EDUCAÇÃO INFANTIL

OBJETIVOS:

– Localizar no espaço os objetos e pessoas que se encontram ao meu redor;
– Desenvolver as primeiras noções de referência espacial (lateralidade).

2 – Levantamento de hipóteses: Se você estiver de frente para um amigo, a mão direita dele estará do mesmo lado que a sua?

HIPÓTESES:
Acho que sim: (n° de alunos)
Acho que não: (n° de alunos)

3 – Experimentação
Aos pares, um aluno de frente para o outro, realizam movimentos coordenados de acordo com os comandos do professor:

– Dêem a mão direita;
– Ergam o braço esquerdo;
– Toquem com a mão direita, o pé esquerdo do companheiro;
– Pulem com o pé esquerdo;
– Com a mão esquerda, toquem o pé esquerdo do companheiro;

Esta experimentação pode também ser repetida com um aluno na frente do outro, ou mesmo ao lado do outro.

Os alunos podem fazer um círculo em cada grupo e o professor orientar:

– coloque a mão direita no colega que está à sua esquerda;
– coloque o pé esquerdo um passo à frente, etc.

Explorar (esquerdo, direito) e também (na frente, atrás) (em cima, embaixo).

4 – Discussão.
Questionar os grupos onde houve mais erros: na noção (em cima, embaixo); (na frente, atrás) ou (esquerdo-direito) ?
Como cada um faz para saber qual seu pé direito e qual seu pé esquerdo?

5 – Registro

Após a discussão nos grupos cada aluno produz um texto, ou um desenho sobre o que fez, o que aconteceu, o que aprendeu e quais as dificuldades encontradas. Não se esqueça de fechar a atividade com um registro coletivo de toda a turma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.