ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Atividades sobre alimentação saudável podem ajudar aos alunos futuramente manterem uma educação e vida mais saudável, orientando-os o que pode ser comido durante alguns dias.

Fazer uma roda de conversa sobre a alimentação preferida das crianças, registrar os alimentos mais consumidas na família e identificar semelhanças entre hábitos alimentares na família, incentivando bons hábitos alimentares.

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

            Mostrar as crianças durante o desenvolvimento do projeto, que alguns alimentos devem ser consumidos com moderação, como por exemplo pirulito, chiclete, balas, doces, refrigerantes, entre outros.

 

Esse trabalho tem como objetivo:

Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;

Identificação das frutas, verduras e legumes através do olfato e teto;

Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes e conversar sobre as preferencias através da degustação;

Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável, entre outros.

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

            Pode fazer trabalhos com os pais como: Participar mandando frutas e legumes; Pesquisa enviadas para a casa; Envio de receitas saudáveis para a construção do livro de receitas;

Falar sobre a higiene também é importante é fundamental, além de variada, a alimentação deve ser apetitosa e agradável, preparada e guardada em condições adequadas de higiene, para não causar doenças.

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

            É interessante mostrar um pouco da origem dos alimentos, da onde eles vêm, nascem de baixo da terra, em arvores ou em arbustos. A técnica funciona bem até para alimentos que normalmente as crianças rejeitam. Quando elas ajudam a plantar, as chances de experimentarem aumentam.

Como tarefa final a elaboração de sanduíches com alimentos saudáveis. Solicitar aos alunos alguns ingredientes, comer um lanche delicioso e saudável feito pelos próprios alunos.

ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

            Criar um projeto de cardápio saudável incluindo frutas, dos legumes e de outros alimentos tidos como benefícios para a saúde, por conterem vitaminas e minerais importantes para o pleno funcionamento do organismo.

Uma boa dica é ler o livro da “Cesta de Dona Maricota” da autora Tatiana Belink, e trabalhar algumas atividades sobre o livro. Caso queira, pode pedir que os pais adquiram esses livros, pode ser uma parte da aula também.

Pensando nessa importância, selecionamos as melhores atividades para educação infantil. Então, aproveite cada uma delas e aplique em sala de aula. Mostre aos alunos como é essencial a alimentação saudável em qualquer idade. Além disso, peça que eles pratiquem algumas atividades com os pais em casa.

Atividades sobre alimentação saudável

Conheça outras atividades sobre alimentação saudável

-Construção de jogos de memória a partir de imagens de frutas, verduras e legumes recortadas pelos alunos;
-Identificação das frutas, verduras e legumes através do olfato e tato;
-Solicitar que cada aluno traga de casa uma fruta, verdura, legumes e conversar sobre as preferências através da degustação;
-Trabalhar com recorte de frutas, verduras, legumes e pedir que os alunos construam um prato que represente uma alimentação saudável, entre outras.

“Fazer uma roda de conversa sobre a alimentação preferida das crianças, registrar os alimentos mais consumidos na família e identificar semelhanças entre hábitos alimentares na família, incentivando bons hábitos alimentares. É importante esclarecer que devemos ter alguns cuidados como: beber água filtrada, cortar as unhas, lavar sempre as mãos antes das refeições, escovar os dentes após as refeições, pois para ter uma boa saúde é necessário cuidar também da higiene pessoal.”

A primeira atividade abaixo é para ser aplicada para alunos que estão na hipótese Pré-silábica e Silábica sem valor e a segunda atividade para aplicar para alunos Silábicos com valor e Silábicos Alfabeticos, pois fazendo assim estará dando um desafio maior para seu aluno poder desenvolver cada vez mais e alcançar bons resultados.

Atividades Sobre Alimentação Saudável

Atividades Sobre Alimentação Saudável

1 Comentário para "ATIVIDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL"

  1. Prezados,

    Sou Professor Deniziu Araujo Peres, na minha escola, onde trabalho não tenho material didatica para os alunos do ensino fundamental. Salvei algumas materiais bons. Se possivel ajudar, nessa escola municipal Maravilha fica localizada na zona rural do municipio de Benjamin Constant do Estado do Amazonas. Onde a escola nao tem acesso a internet.

    Obs: Precisamos de livros para pesquisa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.