5 Exercícios de Atenção e Concentração para Educação Infantil

Você já parou pra pensar no quão importante é se concentrar? Seja para trabalhar, estudar ou realizar tarefas, é necessário que você tenha foco. Sem dúvidas, essa dádiva é essencial para desenvolvermos qualquer coisa nova e estimular a concentração da criançada é primordial para formar adultos produtivos.

A melhor maneira de trabalhar a questão da atenção e do foco no ser humano, é exercitando, e há diversas maneiras de exercitar a concentração, algumas até de maneira divertida. Diante do que foi exposto, hoje, traremos 5 exercícios de atenção e concentração para educação infantil, para que você consiga exercitar a concentração de seu(s) pequeno(s). Esperamos que goste e que surte resultados positivos:

Exercícios de Atenção e Concentração para Educação Infantil

1. Leitura

A leitura é um hábito que deve ser ensinado à criança desde cedo. Ela estimula a concentração, a imaginação e a criatividade — lembrando que os livros sempre devem ser adequados à faixa etária da criança.

A leitura pode, inclusive, fortalecer os laços entre pais e filhos. Muitos pais gostam de contar histórias aos filhos antes de dormir, e os pequenos gostam de escolher suas histórias favoritas. Crianças mais novas gostam de olhar figuras e imaginar situações, o que deve ser encorajado e incentivado.

 

2. Adivinhas e jogos da memória

Adivinhas como “o que é, o que é” obrigam a criança a pensar no tema proposto e encontrar uma solução para a questão. Isso contribui para o desenvolvimento do raciocínio, a dedução, a observação e a atenção aos detalhes.

Jogos de memória também são muito úteis, visto que, ao lembrar da posição das peças, a concentração das crianças estará sendo desenvolvida. Ao observar e se atentar repetidamente às figuras, mantendo o foco de forma lúdica, a criança também estimulará a memorização, o senso de orientação espacial e a identificação de figuras.

Entretanto, não é aconselhável deixar a criança muito tempo sem a solução ou ridicularizá-la caso não acerte — isso pode desmotivá-la.

 

3. Atividades manuais

Crianças adoram atividades manuais, mesmo que isso signifique pintar toda a parede da sala com canetinha. Pintar, desenhar e brincar com massa de modelar são atividades fundamentais para o desenvolvimento infantil.

Todas essas atividades favorecem o raciocínio lógico, a coordenação motora, a criatividade, a imaginação, o desenvolvimento cognitivo e a concentração das crianças.

 

4. Prática de esportes

A atividade física é recomendada em qualquer fase da vida, da infância à maturidade. Especialmente para as crianças, a prática de esportes tem imenso valor, visto que encoraja os pequenos a terem disciplina, perseverança, cooperação, senso de justiça e espírito competitivo, sem contar os benefícios à saúde.

 

5. Programação

Já que nem sempre é possível tirar a criança da frente do computador e levá-la a brincar ao ar livre, por que não estimular da melhor maneira o interesse dela pela tecnologia?

Hoje em dia, programar se tornou uma atividade acessível a todos. As crianças podem aprender facilmente a criar seus próprios jogos, estimulando sua criatividade e o raciocínio lógico. O aprendizado de programação inclusive pode ajudar a criança a melhorar o desempenho escolar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.