BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Brincadeiras folclóricas para educação infantil sempre traz locomoção na sala de aula e na escola, por ser uma data comemorativa conhecida pelas crianças e que traz brincadeiras das quais elas costumam brincar no dia a dia.
BRINCADEIRAS FOLCLÓRICAS PARA EDUCAÇÃO INFANTIL
Cantigas como “corre cotia na casa da tia”:
Corre, cutia
Na casa da tia
Corre, cipó
Na casa da avó
Lencinho na mão
Caiu no chão
Moço bonito
Do meu coração.
Depois o dono do lenço então pergunta: – Posso jogar?
E todos respondem: – Pode!
Um, dois, três!
Outra brincadeira muito conhecida é a dança da cadeira, enquanto as crianças andam em volta de uma roda de cadeiras ao som de alguma música; quando a música parar todos devem sentar na cadeira, e aos poucos vai saindo uma cadeira da roda, sempre um numero a menos, quando tem dez pessoas, nove cadeiras, a criança que ficar em pé sai da brincadeira.
Passa anel é outra brincadeira muito conhecida, onde um objeto (não precisa ser necessariamente um anel) estará na mão de uma pessoa, que deixará escondido na mão de outra pessoa, basta as pessoas tentarem adivinhar de quem.
Amarelinha faz parte de uma das brincadeiras mais conhecidas, onde números de 1 a 10 são colocados no chão para que a criança pule, o local onde jogar a pedra, ou qualquer outro objeto, a criança não pode colocar o pé.
Uma brincadeira que também leva cantiga é “adoleta”, que solta a cantiga do mesmo nome, as crianças iram batendo na mão seguidamente das crianças que estão ao seu lado e no fim, onde a música terminar a criança sai da brincadeira.
A-do-le-ta
Lepeti peti polá
Nescafé com chocolate
A-do-le-ta
Puxo o rabo do tatu
Quem saiu foi tu
Bi-ci-cle-ta
Hoje eu vou de pedalar
Duas horas a rodar
Bor-bo-le-ta
Amarela e preta
Outras brincadeiras também bastante conhecida é: cabo de guerra; bingo; batatinha frita.