APRENDA A LER COM HISTÓRIAS EM QUADRINHO
As histórias em quadrinhos estão presentes em nossa sociedade há muitas décadas, desde muito tempo, os jovens e até adultos costumam acompanhar os personagens e histórias que mais gostam. Os gibis são considerados ótimos instrumentos de ensino de leitura, pois, eles são bastante atrativos e com os desenhos, estimulam e cativam cada vez mais as crianças à ser interessarem pela leitura. Na postagem de hoje, ensinaremos basicamente como você pode ensinar seu(s) pequeno(s) a ler com histórias em quadrinhos em três passos. Esperamos que gostem e que surte resultados:
Aprendendo a ler com as Histórias em Quadrinhos
E quem não conhece alguém que tomou gosto pela leitura por meio das histórias em quadrinhos? Suas cores, formas e leitura simples chamam a atenção da criançada, principalmente a série de gibis produzida por Maurício de Souza, A Turma da Mônica.
A professora Glauce Rossi, utiliza os gibis como ferramenta de alfabetização e mostra que atividades com eles são simples e assertivas. Veja, a seguir, alguns dos trabalhos que ela realiza com esse recurso. “O trabalho com histórias em quadrinhos no processo de alfabetização será por meio da leitura compartilhada e o preenchimento de balões”, explica Glauce.
Materiais Necessários:
• Gibis
• Cópias das Histórias em Quadrinhos trabalhadas
Primeira Etapa
A professora traz para a sala de aula vários gibis e deixa os alunos entrarem em contato com eles por um tempo. faz perguntas do tipo: se eles conhecem os gibis, quais os preferidos deles, como são as histórias dos gibis (estrutura).
Segunda Etapa
Na leitura compartilhada, a professora distribui uma história em quadrinhos e diz aos alunos para lerem juntos. As crianças vão participando da leitura, cada um do seu jeito, mesmo se ainda não souberem ler. No momento da leitura dos balões a professora pergunta o que será que os personagens da história estão falando.
Depois que todos falarem, a professora lê a história em quadrinhos original e as crianças vão comparar com o que elas disseram.
Terceira Etapa
A próxima atividade é o preenchimento de balões. A professora distribui outra história em quadrinhos com os balões vazios e as crianças em duplas vão completá-los. A professora vai fazendo as intervenções nas escritas das crianças do tipo: “leiam o que vocês escreveram, em tal palavra está faltando letras, pensem juntos quais são. ”Depois que todos fizeram a atividade, a professora lê a história original.
Avaliação
A avaliação é contínua observando o interesse, a participação dos alunos na leitura e na escrita das histórias em quadrinhos.
Fonte: Revista Guia Prático do Professor – Educação Infantil Ed. 138