Atividades de Recorte e Colagem de Palavras – Alfabetização

Atividades que envolvem colagem, desenho, pintura e até mesmo modelagem são essenciais para promover a criatividade, a autonomia, a expressão e socialização das crianças, contribuindo para a construção e ampliação de habilidades artísticas durante seu processo de alfabetização. Este tipo de atividade auxilia também no desenvolvimento da coordenação motora fina, percepção visual e imaginação e, ainda, promove o conhecimento e valorização da própria cultura e de outras. Por isso, selecionamos algumas atividades de recorte e colagem de palavras. Elas podem ajudar a ter ideias de outras atividades interessantes para os alunos.

Para as atividades de colagem você pode trabalhar com diversos tipos de materiais como:

algodão
cascas de ovos
palitos de fósforo
serragem
folhas secas
papéis de diferentes texturas (papel crepom, celofane, camurça, papel de seda)
sementes e grãos
areia
botões (de diferentes tamanhos)
macarrão
lantejoulas e glitter
barbante e lã.

Exemplo de atividade de colagem:

Com esta atividade de colagem com algodão e cotonetes, as crianças da educação infantil podem explorar habilidades como a percepção visual, a criatividade, a coordenação motora fina e, ainda, aprender sobre as nuvens, seus movimentos e formatos. Este material também permite trabalhar, através do lúdico, com temas relacionados aos fenômenos da natureza como o ciclo da água.

Preencha as nuvens com algodão e cole cotonetes para fazer a chuva.

Atividades de Recorte e Colagem de Palavras

  • Converse com as crianças sobre o tema “nuvens”. Levante questões como: “Como as nuvens se formam?”, “Do que são feitas as nuvens?”, etc. Observe as hipóteses levantadas pela turma e faça intervenções, explicando o conceito correto, quando necessário.
  • Leve as crianças para um passeio para que elas possam observar as nuvens e seus movimentos. Proponha uma brincadeira com os formatos das nuvens, imaginando diferentes figuras. Para enriquecer o conhecimento, mostre vídeos explicativos sobre a formação da nuvens. Você também pode orientar e ajudar as crianças a buscar informações em livros e na internet.
  • Apresente a atividade educativa proposta na ficha aos alunos. Peça que observem o desenho da nuvem e leia as instruções da atividade. Disponibilize algodão e cotonetes (você pode solicitar previamente aos pais e/ou responsáveis o material necessário) e oriente as crianças para a realização da atividade. Peça que colem algodão preenchendo as nuvens e, em seguida, colem cotonetes para fazer a chuva.

Atividades com recorte e colagem para montar palavras

Atividades de Recorte e Colagem de Palavras

Figuras e Palavradas

Atividades de Recorte e Colagem de Palavras

Pinte, recorte os desenhos e cole os nomes ao lado, no caderno.

Atividades de Recorte e Colagem de Palavras

  • Pinte as figuras
  • Recorte e cole-as uma abaixo da outra no caderno
  • Recorte as letras e forme o nome de cada figura

 

Atividades de Recorte e Colagem de Palavras

1 Comentário para "Atividades de Recorte e Colagem de Palavras – Alfabetização"

  1. essas atividades são bem elaboradas e lúdicas . Traz conteúdos enriquecedores que contribui no ensino e aprendizagem de nossos discentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.