SEQUENCIA DIDÁTICA CONSCIÊNCIA NEGRA

Sequencia didática sobre consciência negra pode remeti as crianças um pensamento reflexivo, que vai leva-las a ver o diferencial de respeitar o outro.

Tem como objetivo conhecer e valorizar as origens dos negros que vivem no Brasil, ampliando os conhecimentos sobre a cultura africana para saber que muito dos nossos costumes vieram dos negros, desenvolvendo atitudes de respeito pela diferença.

Podem trazer a origem dos negros que vivem no Brasil, como vieram para o Brasil. Como viviam na escravidão, maus tratos que sofreram, religião e educação, as influências africanas como a música, comida, dança, religião e avida dos negros atualmente.

Leituras sobre livros, levantar perguntas sobre os escravos, pedir pesquisa de casa.

O objetivo principal é que o aluno passa compreender a importância do contexto sócio-política e os avanços da luta contra o racismo e preconceito que o país tanto sofre.

Matérias com de língua portuguesa, que envolver escrita de textos, fazer debate sobre a cota de negros, as oportunidades ou discriminação.

Palestras sobre a cultura negra e bullying;

Exposição de trabalhos criados pelos negros;

Apresentações artísticas e culturais dos negros;

Apresentações teatrais com fantoches;

Leitura de livros infantis com personagens negros;

Atividades de colagens sobre as brincadeiras dos negros;

Montagem de cartazes sobre discriminação radical, com imagens de revistas e livros usados.

Esse trabalho tem o objetivo de promover uma educação ética, voltada para o respeito e convívio harmônico com a diversidade deve-se partir temáticas significativas do ponto de vista ético, propiciando condições de nossas próprias raízes históricas que ajudaram e ajudam a constituir a cultura a formar a nação brasileira.

Desenvolver habilidades e competências dentro dos níveis estruturais da linguagem escrita, despertando o gosto, o interesse, o habito e a curiosidade pela leitura de contos infantis, ampliando o vocabulário e desenvolvendo a linguagem.

Valorizar a diversidade étnica e cultural do povo brasileiro, compreendendo a importância da mistura das raças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.