Interpretação de Texto Sobre a Consciência Negra
É muito importante que os professores tragam para sala de aula questões essenciais para educação e respeito dos alunos. Por isso, falar sobre a consciência negra deve ser destaque em sala. Pensando nisso, separamos ideias de como trabalhar com interpretação de texto sobre a consciência negra. Dessa forma, seus alunos entenderão que não existe diferença entre negro e branco, e que todos precisam ser respeitados.
Texto sobre a consciência negra
1- Solicite aos alunos que comentem sobre as informações que consideram interessantes.
2- Conhecendo a história do Dia da Consciência Negra: quem foi Zumbi dos Palmares?
Inicie este momento perguntando aos alunos se eles sabem qual é a data em que se comemora o Dia da Consciência Negra e por que se comemora este dia.
3- Após ouvir as opiniões dos alunos, a fim de conhecer a História do Dia da Consciência Negra e saber quem foi e qual a importância do personagem Zumbi dos Palmares, distribua uma cópia de parte do texto “História do Dia Nacional da Consciência Negra”, para ser lido e debatido por toda a turma, contando ainda com a mediação do professor de História.
História do Dia Nacional da Consciência Negra
A data de 20 de novembro foi estabelecida pelo projeto lei número 10.639, no dia 9 de janeiro de 2003, para a comemoração do Dia da Consciência Negra. Esta data foi escolhida porque neste dia, no ano de 1695, morreu Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares.
A homenagem a Zumbi foi mais do que justa. Ele é um personagem histórico representou a luta do negro contra a escravidão, no período do Brasil Colonial. Ele morreu em combate, defendendo seu povo e sua comunidade. Os quilombos representavam uma resistência ao sistema escravista e também uma forma coletiva de manutenção da cultura africana aqui no Brasil. Zumbi lutou até a morte por esta cultura e pela liberdade do seu povo.
A criação desta data foi importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura e do povo africano na formação da cultura nacional. Os negros africanos colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais, gastronômicos e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira.
BOA TARDE, GOSTEI DE TODOS OS CONTEÚDOS SE TIVER COMO MANDAR MAIS ATIVIDADES DE HISTORIAS DO 6º ANOS, 7º ANO, 8º ANO E 9º ANO, FICO GRATA DESDE JÁ, SOU FÃ DA DISCIPLINA DE HISTORIA
ENSINO REFORÇO.