PLANO DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS

Plano de aula para alfabetização de idosos ajudam eles a auxiliar em como devem aprender e o que vem primeiramente para que desta forma elas possam aprender juntos e sem ultrapassar e pular etapas.

Dentre os objetivos esta inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos;

Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário mínimo;

Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres;

Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.

Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

Leitura e escrita, linguagem oral verbal e não-verbal, gramatica, metodologia;

Apresente Cora Coralina aos alunos, contar a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns e muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro.

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Iniciar um debate, uma reflexão crítica a respeito do assunto se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Questionar o que eles gostam de comer.

Temas sobre reciclagem onde os alunos poderão expor sua opinião sobre a importância dos cinco: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Poderão surgir propostas algumas atividades de colagem, onde os mesmos terão que separar as figuras.

            Desenvolver valores individuais e coletivos. Bem como proporcionar aos alunos situações em que possam realizar suas capacidades de forma: independente e confiante, voltada para a leitura e escrita.

Incentivar a participação e a integração com o grupo.

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Dar a eles novos horizontes, mantendo a preocupação em introduzir pessoas de classes menos favorecidas que foram excluídos pelo sistema educacional, sendo ela pelas condições econômicas.

Segundo as premissas freirianas, alfabetizar passa a ser, sobretudo, conscientização do nível social em que as pessoas estão inseridas.

O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, pois não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas incorporar leitura e escrita as praticas sociais.

 

7 Comentários para "PLANO DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS"

  1. Boa tarde estou tentando me comunicar com voces mas como não tenho Face e nem qualquer rede social, está difícil. Gostaria de ter acesso ao material de voces no que se refere a curso para EJA, pois estou tentando alfabetizar adultos mais idosos.
    Por favor, me dê um contato via email, ou me retornem no meu email.
    Obrigada, fico no aguardo.

    Esther Tenzer – (11) 99918-1431 e [email protected]

  2. sou Fabiana de souza professora do EJA gostaria de receber atividades para melhor ensina os meu alunos de 15 a 50 anos .como trabalhar e alfabetizar esses alunos.

  3. Boa noite !!
    Meu nome é Charles , eu tenho uma mãe que quero muito que ela aprenda a ler , há mesma já desencontra com idade avançada com 70 anos acha que não consegue aprender mas acredito que sim gostaria dos materiais de vcs para poder ensina lá.
    Muito obrigado espero um retorno.

  4. Bom dia. Sou Crezilda voluntária para alfabetizar adultos na minha igreja. Sou professora. Gostaria de pedir ajuda de vocês de um plano de aula.
    Obrigada.

  5. Bom dia!

    Sou recém formada em Pedagogia e surgiu a oportunidade em alfabetizar adultos. Gostaria que vocês enviassem via e-mail materiais para inciar esse trabalho desafiador, por favor! Desde já agradeço!

  6. Boa noite, sou Carol e sou bolsista de um projeto que visa alfabetização de idosos, estou com dificuldade em fazer atividades para eles. Preciso de ajuda com um plano de aula

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.