Pin It
1

PLANO DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS

Plano de aula para alfabetização de idosos ajudam eles a auxiliar em como devem aprender e o que vem primeiramente para que desta forma elas possam aprender juntos e sem ultrapassar e pular etapas.

Dentre os objetivos esta inserir o jovem e o adulto no contexto da sociedade, valorizando sua cultura e seu conhecimento;

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Alfabetizar priorizando o método fonético e incluindo outros métodos;

Desenvolver capacidades mínimas de inserção na sociedade, eliminando discriminações e desenvolvendo capacidades de uso diário mínimo;

Saber fazer uso de seus direitos e também conhecendo os seus deveres;

Conhecer e distinguir e saber usar diferentes textos de uso cotidiano.

Trabalhar diversos tipos de textos, diferentes linguagens e diversos tipos de leitura.

Leitura e escrita, linguagem oral verbal e não-verbal, gramatica, metodologia;

Apresente Cora Coralina aos alunos, contar a eles que ela teve uma vida marcada por dificuldades comuns e muitas mulheres: viveu presa aos afazeres domésticos e com pouco dinheiro.

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Iniciar um debate, uma reflexão crítica a respeito do assunto se conscientizarem da importância da alimentação saudável. Questionar o que eles gostam de comer.

Temas sobre reciclagem onde os alunos poderão expor sua opinião sobre a importância dos cinco: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. Poderão surgir propostas algumas atividades de colagem, onde os mesmos terão que separar as figuras.

            Desenvolver valores individuais e coletivos. Bem como proporcionar aos alunos situações em que possam realizar suas capacidades de forma: independente e confiante, voltada para a leitura e escrita.

Incentivar a participação e a integração com o grupo.

Plano de Aula Para Alfabetização de Idosos

            Dar a eles novos horizontes, mantendo a preocupação em introduzir pessoas de classes menos favorecidas que foram excluídos pelo sistema educacional, sendo ela pelas condições econômicas.

Segundo as premissas freirianas, alfabetizar passa a ser, sobretudo, conscientização do nível social em que as pessoas estão inseridas.

O ideal seria alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se tornasse, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado, pois não basta apenas aprender a ler e a escrever, mas incorporar leitura e escrita as praticas sociais.

 

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social
.


1 Comentário no texto "PLANO DE AULA PARA ALFABETIZAÇÃO DE IDOSOS"

  1. esther disse:

    Boa tarde estou tentando me comunicar com voces mas como não tenho Face e nem qualquer rede social, está difícil. Gostaria de ter acesso ao material de voces no que se refere a curso para EJA, pois estou tentando alfabetizar adultos mais idosos.
    Por favor, me dê um contato via email, ou me retornem no meu email.
    Obrigada, fico no aguardo.

    Esther Tenzer – (11) 99918-1431 e esther.tenzer@uol.com.br

Comente!

Enviar Comentário

Por: Tia Lu © 2017 Todos os direitos reservados.
Orgulhosamente mantido com WordPress.