FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

O período de alfabetização é essencial para o desenvolvimento do ser humano. É nele que é introduzido algumas disciplinas básicas que serão necessárias para nossa vida toda.

O período de alfabetização é dividido em quatro partes, que são: Pré-silábico, silábico, silábico-alfabético e alfabético. Na postagem de hoje, iremos explicar cada uma dessas fases. Boa aula!

FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

1ª FASE – PRÉ-SILÁBICA
Neste primeiro nível, a criança começa perceber que a escrita representa aquilo que é falado. Ela tenta se aventurar pela escrita e por meio da reprodução de rabiscos e desenhos. Ainda não consegue relacionar as letras, com os sons da língua falada.

FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

 

2ª FASE – SILÁBICA
Nesse nível a criança começa a perceber a correspondência entre as letras daquilo que é falado. Interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma, cada sílaba representa uma letra.

FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

3ª FASE – SILÁBICO-ALFABÉTICA
Começa a compreender que as sílabas possuem mais que uma letra (fará a transição de ora utilizar uma letra para cada sílaba, ora reconhecer os demais fonemas das palavras e passar a empregá-los). Mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas;

FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

4ª FASE – ALFABÉTICA
Última hipótese relacionada a alfabetização. Já consegue reproduzir adequadamente todos os fonemas de uma palavra, caracterizando a escrita convencional. Domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

FASES DA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Fonte: CULTURA ESCRITA E EDUCAÇÃO (Emília Ferreiro).

Gostou? Compartilhe esse post em sua rede social

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.