GRAVURAS PARA PRODUÇÃO DE TEXTO – 3° e 4° ano

Muitos professores não trabalham com as gravuras para produção de texto e já entregam o trabalho pronto. É importante que os professores apliquem as gravuras e peçam para que os alunos criem suas próprias histórias. Eles podem trabalhar com algum conceito ecológico, pro exemplo. Esses são ótimos para trabalhos de casa também, porque os pais podem ajudar e aprenderem aos mesmo tempo. Segue abaixo um exemplo de gravura que pode ser trabalhado como a importância de se jogar o lixo no local correto.

gravuras para produção de texto

Além de ideias sustentáveis e o aprendizado de uma forma geral, os professores também podem apresentar uma gravura e pedir que façam uma redação. Lembrando o passo a passo para fazer uma ótima redação.

REDAÇÃO PASSO A PASSO
Nove entre dez vestibulares pedem textos dissertativos, que nada mais são do que comentários sobre uma idéia. O que sobra é o texto narrativo, que conta uma história. As dicas a seguir se aplicam aos dois casos.

LINHA DE RACIOCÍNIO
Você tem de escolher um dos milhões de enfoques possíveis. Anote todas as idéias que lhe vêm à cabeça, juntamente com palavras e frases de efeitos, e depois selecione os conjuntos mais interessantes para desenvolver.

FUNDAMENTAÇÃO
Todo argumento que você apresentar deve ser fundamentado em histórias, fatos ou opiniões que você encontra na seu repertório, baseado na sua história pessoal. Ou seja, são as lembranças que você tem das conversas com amigos e a família, das letras de música, programas de TV, filmes, debates na escola e da leitura de jornais, revistas e livros.

EMOÇÃO
Um texto “tanto-faz-como-tanto-fez” pode ser chato. é mais gostoso ler um texto que tem sentimento. O uso de frases e palavras fortes pode contribuir para isso. Procure se inspirar em letras de músicas brasileiras, como as de Arnaldo Antunes, Renato Russo, Caetano Veloso e Gilberto Gil.

Segue exemplo de gravura para redação:

Outros exemplos de produção de texto com gravuras em sequencias para imprimir

gravuras para produção de texto gravuras para produção de texto gravuras para produção de texto

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.