IDEIAS DE ATIVIDADES DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS

Selecionamos algumas atividades de história em quadrinhos que podem ser aplicadas em sala de aula. Falamos um pouco sobre as histórias e suas características. Então, o professor pode aproveitar essas dicas e divertir sua turminha.

Atividades de história em quadrinhos

História em Quadrinhos
As histórias em quadrinhos são histórias compostas pela linguagem verbal e não- verbal.

Essas histórias são apresentadas dentro de quadrinhos, local onde os personagens são expostos e a fala é escrita dentro de diversos tipos de balões. Há também histórias em que não se usa nenhum tipo de balão. A mensagem é transmitida somente através dos desenhos e das expressões faciais.

Há também as onomatopeias que são os sons, ruídos reproduzidos por letras e desenhos. Também há os recursos gráficos que em sua maioria são os símbolos e sinais que aplicados aos desenhos, acrescentam-lhe sensações, movimentos, etc.

As onomatopeias

Os Recursos Gráficos:

Alguns tipos de balões

Os sinais de pontuação são variados, pois além de reforçar as vozes dos personagens expressam o modo como eles representam seus sentimentos como: raiva, emoção, medo, tristeza, etc.

A história em quadrinhos tudo acontece em um cenário que pode representar uma fazenda, uma cidade, um parque de diversão, etc.

Há também nas HQs as legendas ou letreiros que são recursos utilizados na história como introdução ou no decorrer desta, ligando um quadro ao outro. Elas apresentam a descrição de um fato ou uma informação importante para a interpretação da história.

Questões
1) Analise as cenas abaixo, em seguida, crie um diálogo e escreva dentro dos balões. Não esqueça de dar um título para a sua história.


2) Agora o professor deve auxiliar aos alunos na elaboração de uma história em quadrinhos utilizando os recursos estudados. O tema pode ser livre. Não esqueça do título.

Essas atividades de história em quadrinhos podem ser realizadas em sala de aula ou em casa. O professor pode pensar em um trabalho maior em grupo. Bom trabalho!

 

5 Comentários para "IDEIAS DE ATIVIDADES DE HISTÓRIA EM QUADRINHOS"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.