Cruzadinha para Alfabetização com Banco de Palavras
Palavras cruzadas conquistam pessoas de qualquer idade e os professores podem aproveitar para utilizar na alfabetização dos seus alunos. Eles podem montar cruzadinhas utilizando banco de palavras, ou seja, é preciso selecionar palavras que os alunos estão aprendendo naquele momento e pedir que eles preencham os espaços corretamente.
Alguns professores acabam não trabalhando com a cruzadinha em sala de aula, mas ela ajuda a estimular a memória. Ao fazer uso da cruzadinha, não devemos nos preocupar com uma idade apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil, pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos, além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de cruzadinhas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A criança consegue reconhecer os erros sozinha, pois quando sobra alguma abertura no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta.
Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia. A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem do significado das palavras.
Atividades Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras
cruzadinha de frutas com banco de palavras
A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Funciona como um apoio didático eficaz que inventa situações vivas e variadas a partir dos jogos, desenvolvendo as probabilidades do ensino da ortografia. A chave está na instalação dos diagramas.
Os professores podem aproveitar esse método divertido para auxiliar ainda mais na alfabetização de seus alunos.