Cruzadinha para Alfabetização com Banco de Palavras

Palavras cruzadas conquistam pessoas de qualquer idade e os professores podem aproveitar para utilizar na alfabetização dos seus alunos. Eles podem montar cruzadinhas utilizando banco de palavras, ou seja, é preciso selecionar palavras que os alunos estão aprendendo naquele momento e pedir que eles preencham os espaços corretamente.

Alguns professores acabam não trabalhando com a cruzadinha em sala de aula, mas ela ajuda a estimular a memória. Ao fazer uso da cruzadinha, não devemos nos preocupar com uma idade apropriada para se fazer o exercício. Pode ser usado desde a educação infantil, pois o uso dessa ferramenta pedagógica enriquece o vocabulário dos educandos, além de auxiliar na compreensão das várias disciplinas. A utilização de cruzadinhas é feita em todas as disciplinas, inclusive em matemática. A criança consegue reconhecer os erros sozinha, pois quando sobra alguma abertura no exercício ela sabe que falta alguma coisa na escrita correta.

Esse exercício é uma forma de entretenimento para algumas pessoas, porém ao serem usadas as palavras cruzadas estimulam o raciocínio. O recurso de se usar esse suporte pedagógico em sala de aula de modo lúdico, colabora para desenvolver nos estudantes escrever e compreender o sentido das palavras e sua ortografia. A palavra cruzada tem vários subsídios importantes que colaboram no desenvolvimento do pensamento e da linguagem, além da ortografia e questões semânticas. O uso desse jogo nas escolas, também favorece e provoca o estímulo cognitivo, assim como, auxilia na compreensão e coordenação e na aprendizagem do significado das palavras.

Atividades Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras

Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras Cruzadinha para Alfabetização Com Banco de Palavras

cruzadinha de frutas com banco de palavras


A utilização das palavras cruzadas como ferramenta didática procura criar oportunidades onde o desafio e a curiosidade são favorecidos, facilitando o trabalho de construção do conhecimento. Funciona como um apoio didático eficaz que inventa situações vivas e variadas a partir dos jogos, desenvolvendo as probabilidades do ensino da ortografia. A chave está na instalação dos diagramas.

Os professores podem aproveitar esse método divertido para auxiliar ainda mais na alfabetização de seus alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.