Ideias para Festa de Encerramento Escolar

O término do ano letivo chega ao fim, as confraternizações escolares passam a ser o assunto da vez. Finalmente, depois um ano inteiro de estudos, desenvolvimento e aprendizagem, o que os alunos mais desejam é ter um momento de celebração com seus colegas e familiares.

As dinâmicas de final de ano, geralmente feitas em novembro ou no início de dezembro, são atividades nas quais alunos, pais e professores podem fazer uma reflexão sobre as lições aprendidas e objetivos conquistados. Dada a importância desses rituais e o senso de renovação que celebram, além de coletivismo e amizade, nada melhor que algumas dicas simples e divertidas para fechar as atividades anuais com chave de ouro.

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

Quer algumas ideias para preparar uma boa confraternização de final de ano? Veja a seguir as dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar!

1. O bom e velho amigo-secreto
O jogo começa quando cada participante sorteia um papel com o nome de um colega. O grande desafio é guardar segredo sobre o sorteado, é claro! No dia marcado para a troca dos presentes, por meio de dicas sobre as qualidades e a personalidade do colega, os participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

2. Bingo de utilidades
Peça que, no dia da confraternização, cada um leve um brinde, com um valor máximo estipulado. Bons exemplos de brindes são agendas, porta-retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombons. Compre, então, cartelas de bingo e distribua para os participantes, que devem utilizar feijão ou milho para marcar os números. Todos se divertem e ganham algum item!

3. Amigo da onça
Nessa dinâmica, todos ganham presentes, mas cada um decide se fica com o item que escolheu ou se troca com o de outra pessoa. Ao chegar na sala de aula, todos devem depositar seu presente em uma mesa central, sem qualquer identificação. Cada aluno, então, deve escolher um pacote e descobrir o que há nele, podendo manter ou trocar o item. No entanto, há uma regra limitadora: cada item só pode ser trocado três vezes!

No início, a brincadeira é bem simples, mas à medida que mais presentes são abertos, mais animada ela vai ficando. No final, o que a torna tão engraçada são os presentes mais disputados, aqueles que passam de mão em mão.

Todos participam e se divertem, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer da brincadeira. Converse com os estudantes e diga a eles que caprichem no embrulho para “disfarçar” bem o objeto, pois será mais divertido ver a cara de surpresa dos colegas.

4. Caixinha de surpresas
O professor deve preparar uma caixinha com tarefas engraçadas — como imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco ou pular numa perna só — e, depois, sentar-se em círculo com os estudantes. A caixinha deverá circular de mão em mão até que um sinal seja dado. Aquele que estiver com ela nesse momento deverá retirar uma tarefa e executá-la. A brincadeira continua até que todas as atividades sejam feitas.

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

Fonte: Internet

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.