PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS

A primeira pauta para reunião de pais é muito importante, portanto, seria interessante incentivar a presença de todos, pois é nesta primeira reunião que, nós professores, esclareceremos dúvidas, explicaremos como é a rotina da escola e também da sala de aula, como desenvolvemos o nosso trabalho, a nossa postura diante da recusa na realização e participação nas atividades, nas possíveis brigas entre os colegas da classe, mordidas, beliscões, empurrões, etc… e quais os procedimentos que a escola adota em caso de eventuais ocorrências.
Para tanto, compartilho com vocês a minha pauta de reuniões, que uso na primeira reunião de pais. Espero que ajude a todos!

PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS

PAUTA DA REUNIÃO DE PAIS
PROFESSORA: _______________________________________


DATA: _____/_____/_____


TURMA: _____________________________________
ASPECTOS A SEREM PONTUADOS NA REUNIÃO:
ENTRADA E SAÍDA DOS ALUNOS: Evidencie aqui para que se evite atrasos na entrada (pois a criança que chega atrasada, perde o momento da colhida, além de ficar envergonhada por ter chegado por último e no momento, ser o centro das atenções). Ratifique também para a pontualidade na saída da escola (as crianças que ainda estão se adaptando à escola, apresentam uma certa ansiedade, quando vêem que as mães dos seus amiguinhos chegaram e as delas não).
* Eu sempre gosto de neste momento também pontuar que, caso os pais necessitem retirar a criança antes do horário da saída, que eles comuniquem primeiro a direção da escola, para que esta autorize a saída da criança e que tenha um motivo plausível para tal, ou seja, em caso de extrema necessidade.
ENTREGA DOS ALUNOS: Ter sempre uma pessoa fixa para buscar o aluno na saída e maior de idade: caso mude avisar a professora.
ENDEREÇO: Manter o endereço e telefone atualizados na secretaria da escola e para o professor.
EVENTOS EXTRA-CLASSE: Quando estes eventos ocorrem, como passeios, piqueniques, cinema, teatro, deve-se sempre pedir autorização aos pais, e esta autorização deve ser mandada para casa previamente, para que até o dia do evento todos estejam devidamente autorizados.
* As autorizações devem ser feitas por escrito (podem ser xerocadas, mimeografadas), mas NUNCA, só “de boca”. Elas devem ser preenchidas corretamente e assinadas (com caneta) pelos pais ou responsáveis e entregues para a professora antecipadamente ao dia do evento.
CRIANÇA DOENTE: A criança doente ou em tratamento rigoroso, deverá permanecer em casa até a sua melhora. No caso de doença contagiosa, como caxumba, catapora, conjuntivite, a criança será dispensada das aulas, e no seu retorno, deverá apresentar atestado médico comunicando que ela está em condições para frequentar as aulas.
* Eu, particularmente, não gosto de medicar a criança (às vezes a mãe coloca na mochila da criança xarope ou algum outro remédio que a criança esteja tomando, com horários rígidos para serem tomados por ela, e pede que você dê o remédio na hora determinada). Mas nós, estamos atentos à rotina da sala de aula, evitando brigas, auxiliando nas dificuldades dos alunos e  o horário da medicação passa desapercebido… Por isso, eu prefiro que a mãe venha para medicar a criança.
PIOLHO: Olhar sempre a cabeça da criança.
COMPORTAMENTO: Aqui podem ser mencionadas as dificuldades encontradas para o desenvolvimento de um bom trabalho em sala de aula. Se as crianças gritam, falam muito alto, brigam muito, apresentam dificuldade em obedecer regras, dificuldade na partilha dos brinquedos e materiais de uso comum na sala de aula, guardam os brinquedos, demonstram interesse na execução e participação nas atividades em sala de aula.
Lembre-se de evidenciar que
* Brigas,
beliscões, empurrões, mordidas, arranhões, isso eventualmente pode acontecer,
pois são situações próprias da idade, mas isso não quer dizer que a professora
não toma nenhuma atitude dentro da sala de aula, 
ou
não esteja atenta para tais acontecimentos.
 
Os pais serão convidados a comparecer à Escola, caso o aluno apresente algum
problema de aprendizagem e/ou comportamento.
DIA DO BRINQUEDO: Estipular o dia.
É válido aqui lembrar os pais que:
* Evitar de mandar brinquedos novos, para não ter perigo de
acontecer algum estrago; colocar o nome da criança no brinquedo para que, se
alguém levar o brinquedo errado embora, a troca seja facilitada; brinquedos
como skate, patins, patinetes, bicicletas, brinquedos eletrônicos e outros do
gênero não devem ser trazidos para a escola, pois representam um risco maior de
acidentes com as crianças. 
* Mandar brinquedos somente no dia estipulado pelo
professor.
* Evitar que a criança  traga para a escola objetos desnecessários, para evitar possíveis brigas por causa
dos mesmos.
Doces,
balas, chicletes e outros:
Não deixar que a criança entre na classe comendo ou chupando tais doces e também
não traga na mochila. Caso traga tais doces, que então seja para dividir com todos os amiguinhos da classe.
DIA DO PARQUE: Estipular o dia.
DIA PARA CONVERSAR COM A PROFESSORA OU PSICÓLOGA: caso necessite.
* No dia a dia, eu sempre oriento os pais a conversar comigo antes de inciar a aula ou ao término do período, explico que quando já estamos dentro da classe ou ficamos na porta da mesma, é um pouco complicado prestar atenção, pois há a acolhida e o acomodo das crianças na classe, sem contar que não estamos atentos se algo acontecer, não é mesmo?
PROPOSTA DE TRABALHO: Aqui evidencie como é o seu trabalho em sala de aula.
LIÇÃO DE CASA: Evidenciar que a lição de casa deve ser sempre feita pela criança, com o acompanhamento dos pais.
 
ESPAÇO PARA ESCLARECIMENTO DE DÚVIDAS DOS PAIS:
Deixe claro que a escola e o professor estarão sempre abertos ao diálogo e que a prioridade é o bem estar da criança. Enfatize que  a união e parceria dos pais, professores e direção é o sucesso da Escola!
 
 
AGRADECIMENTOS: 
 
DICA IMPORTANTE:
* FAÇA SEMPRE A SUA LISTA DE PRESENÇA NAS REUNIÕES, PARA QUE NUM OPORTUNO MOMENTO, VOCÊ POSSA CONVIDAR OS PAIS QUE NÃO ESTIVERAM PRESENTES NESTA REUNIÃO, PARA IR ATÉ A ESCOLA CONVERSAR COM VOCÊ, PARA ESCLARECER AS DÚVIDAS QUE ESTES POSSAM TER, COMUNICAR-LHES O QUE FOI EXPLICADO NA REUNIÃO E TAMBÉM EXPOR-LHES A SUA PROPOSTA DE TRABALHO.

CASO TENHAM INTERESSE, LOGO ABAIXO, DEIXO DISPONÍVEL PARA DOWNLOAD ESTA PAUTA DE REUNIÃO. LEMBRANDO QUE PARA BAIXAR ESTE ARQUIVO, VOCÊ DEVERÁ CLICAR NA IMAGEM PARA AMPLIÁ-LA E DEPOIS CLIQUE NOVAMENTE, COM O BOTÃO DIREITO DO MOUSE EM SALVAR COMO.

PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS

Fonte: http://www.cantinhoeducativo.com.br/

1 Comentário para "PAUTA PARA REUNIÃO DE PAIS"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.