COMO LIDAR COM A ESCRITA EM SALA DE AULA

Para o processo de ensinamento à escrever é necessário um acompanhamento especializado. A atuação do professor é essencial no direcionamento do processo de aprendizagem: suas intervenções sistematizadas, durante e após a atividade de produção textual, proporcionam ao aluno o entendimento do funcionamento da língua escrita. É preciso sempre estar estimulando a escrita dos alunos, mesmo que, no começo, não seja nos padrões linguísticos comum. Uma dica importante para os professores, é ficar sempre atento para aproveitar as situações surgidas em sala de aula e criar outras.

Na postagem de hoje, daremos alguns ensinamentos e dicas de como lidar com a escrita em sala de aula. Esperamos que gostem e que surte resultados positivos:

COMO LIDAR COM A ESCRITA EM SALA DE AULA

Como trabalhar a habilidade escrita em sala de aula
Trabalhos escritos: Com tanto desenvolvimento tecnológico surgindo o tempo todo, é importante voltar as simplicidade de vez em quando. O trabalho escrito à mão se tornou uma raridade, mas esse tipo de trabalho pode ajudar na hora da percepção dos erros gramaticais – que são automaticamente corrigidos no computador – e também evitar plágios.

Grupos de estudos: Muitos alunos têm grandes dificuldades quando o assunto é escrita e gramática. Por isso uma boa solução é formar grupos de estudos onde os alunos podem procurar respostas juntos e posteriormente compartilhá-las com a turma.

Apresentações: A criatividade é o limite para as apresentações de conhecimento. Uma maneira divertida de trabalhar a escrita e a produção de texto é pedindo que os alunos estudem e desenvolvam texto e depois criem um material lúdico, como vídeos ou teatros, para ilustrá-lo.

Leitura: O primeiro passo para desenvolver a habilidade de escrita é ter gosto por leitura. Por isso, como professor, seu dever é incentivar essa prática. Como nem sempre é possível disponibilizar livros fisicamente para os alunos, uma ótima opção é utilizar o aplicativo Kindle onde os livros podem ser comprados ou baixados gratuitamente em formato digital.

O importante é lembrar que papel de um bom professor é estar sempre atento as mais diferentes alternativas e recursos para garantir o melhor aprendizado de seus alunos. Por isso procure manter-se sempre atento às novidades e comece a inclui-las em seu plano de ensino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.