CATEQUESE INFANTIL – ATIVIDADES PARA IMPRIMIR

A catequese é uma fase muito importante para os católicos, sendo criança, adolescente ou adulto. Os professores precisam procurar atividades para aplicar a cada aula, pois isso deixa a aula mais dinâmica e interessante. Selecionamos algumas atividades que os professores podem imprimir e aproveitar em suas aulas.

Atividades de catequese infantil para imprimir

catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir catequese infantil atividades para imprimir

Dinâmica para catequese

Material: 1 jarra com água, 3 copos e 3 comprimidos efervescentes, daqueles que vem dentro de um envelope, pode ser sonrisal ou algum semelhante, o importante é que venha em uma embalagem.

Numero de participantes: Como se trata de uma atividade de catequese para reflexão não importa o número de participantes desde que todos possam ver a atividade e ouvir o coordenador.

Como fazer: O coordenador deve reunir os participantes e providenciar uma mesa sobre a qual colocará os copos e os comprimidos efervescentes, é importante que todos consigam ver a mesa, os copos e os comprimidos. Como é uma atividade reflexiva o coordenador pode iniciar lendo um trecho da bíblia ou alguma mensagem religiosa que fale sobre a fé, sobre viver a religiosidade como um verdadeiro cristão.

Feita a introdução o coordenador iniciará a demonstração, segue abaixo um texto demonstrativo, cada um pode fazer da maneira que achar mais conveniente.

Coordenador: Vejam todos, sobre essa mesa temos 1 jarra com água, 3 copos e 3 comprimidos efervescentes, prestem muita atenção pois vou utilizar uma linguagem metafórica para passar a vocês uma mensagem sobre fé e experiência religiosa.

O coordenador pega a jarra e coloca água nos 3 copos, não precisa encher. Logo em seguida pega os 3 comprimidos efervescentes e deixa eles de lado pois serão utilizados a seguir.

Coordenador: Agora peço que todos prestem atenção.

Pega o primeiro comprimido com embalagem fechada e coloca do lado do copo.

Pega o segundo comprimido com embalagem fechada e coloca dentro do segundo copo com água.

Por ultimo pega o terceiro comprimido efervescente, retira da embalagem e o coloca dentro da água o qual começará a efervescer soltando as tradicionais bolhas.

Coordenador: Após essa demonstração eu gostaria vocês fizessem uma reflexão sobre o que foi feito aqui e me expliquem com suas palavras o que puderam observar, o que entenderam, qual a relação dessa cena com a fé, com a vida religiosa.

O coordenador deve incentivar que todos participem e dêem sua opinião, seu ponto de vista sabendo contornar brincadeiras que eventualmente surgirão, não as evitando totalmente, mas trazendo o foco dos participantes para o objetivo da atividade proposta na catequese.

Conclusão: Após ouvir as respostas dos participantes o coordenador deverá concluir a atividade explicando o simbolismo, a mensagem que essa metáfora quis passar a todos.

O primeiro copo com o efervescente do lado de fora e dentro da embalagem representa aquela pessoa que não aceita a religião, que não participa de nenhum tipo de atividade, ela fica fora de tudo, deixa Deus de fora de sua vida.

O segundo copo com o efervescente ainda na embalagem e dentro da água representa aquela pessoa que tem uma vida religiosa, que aceita Deus, participa das atividades, no entanto é uma pessoa fechada as verdades da fé, que não se deixa tocar pelo espírito santo e se entrega de corpo e alma a viver o evangelho.

O terceiro copo representa aquela pessoa que se entrega, que participa da vida religiosa, se abre e se entrega de coração aberto a Deus, a seus desígnios e está pronta para ouvir sua palavra e experimentar e vivenciar o que realmente é a fé, essa é uma pessoa de fé, um cristão completo.

No final o coordenador pede que todos reflitam sobre isso, em qual exemplo sua vida se enquadra e o que pode ser feito para se tornar uma pessoa de fé, um cristão completo. Pode ser realizada uma série de atividades lúdicas, desenhos, um teatrinho onde cada participante vai representar a jarra, os copos, os comprimidos, onde cada um pode vivenciar e experimentar a realidade contida em cada copo, passando um a um até chegar naquele que irá efervescer, que irá se misturar com a água que simboliza Deus e se tornar um com ela. Também pode ser proposta uma redação.

1 Comentário para "CATEQUESE INFANTIL – ATIVIDADES PARA IMPRIMIR"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.