PROJETO: Atividades para Maleta Viajante

O projeto MALA VIAJANTE, com o objetivo de despertar o gosto da criança pela leitura, independente da forma que essa leitura está sendo feita.
Nossas crianças precisam ver, tocar, sentir e desejar viajar pelas páginas dos livros sem serem obrigadas. Conheça alguns projetos abaixo.

PROJETO MALETA VIAJANTE

ficha de leitura Maleta Viajante texto PROJETO MALETA VIAJANTE PROJETO MALETA VIAJANTE PROJETO MALETA VIAJANTE

As histórias estão presentes em nossa cultura há muito tempo e o hábito de contá-las e ouvi-las tem inúmeros significados. Está relacionado ao cuidado afetivo, à construção da identidade, ao desenvolvimento da imaginação, à capacidade de ouvir o outro e à de se expressar. Além disso, a leitura de histórias aproxima a criança do universo letrado e colabora para a democratização de um de nossos mais valiosos patrimônios culturais: a escrita. Por isso, é importante favorecermos a familiaridade das crianças com as histórias e a ampliação de seu repertório. isso só é possível por meio do contato regular dos pequenos com os textos, desde cedo, e de sua participação frequentem situações diversas de conto e leitura. Esse projeto visa fazer com que o aluno tenha prazer em ler e consiga transmitir ao outro o que leu. Assim, o livro deve ser mostrado e aberto com dimensão do prazer e da alegria, para que o aluno perceba que ler é uma viagem maravilhosa e não apenas mais uma das atividades de escola. Propomos nessa atividade a leitura no ambiente familiar com atividades dirigidas para que toda a família possa acompanhar o processo de aprendizagem da leitura e incentive o educando ao gosto pela leitura.
Objetivos:
Tendo em vista a fundamental importância da formação do leitor, o projeto maleta de leitura tem como objetivo incentivar o hábito de ler e estimular a criatividade dos alunos culminando na sistematização e no prazer de ler. O incentivo do adulto deve ser fundamental nesse processo, sendo o mediador entre a criança e o livro. Trabalhar com literatura na escola é promover a aprendizagem que sirva para a constituição de sujeitos que simplesmente não pertençam a uma sociedade, porém a questiona e a transforma.

2 Comentários para "PROJETO: Atividades para Maleta Viajante"

  1. AMEI A SUGESTÂO!!!!!!!!/MALETA VIAJANTE,.com essa sugestão podemos adaptá-la para qualquer ano/série. /PARABÈNS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.