Atividades com M antes de P e B
A língua portuguesa está formada por um alfabeto de 26 letras. Os fonemas que compõem o idioma estão classificados em três categorias: vogais, semivogais e consoantes. O alfabeto é definido como o sistema de representação dos sons por meio das letras, em outras palavras é o conjunto de letras organizados em ordem convencional que serve para orientar os sons de uma língua.
A fonética é a ciência que tem como objetivo estudar os sons linguísticos produzidos pelos órgãos do aparelho fonador e compreendidos pelo ouvinte. Os sons da fala e as palavras estão formadas por sílabas e fonemas.
Já a ortografia é o ramo da gramática que analisa o uso e emprego correto das letras. Ou seja, é o conjunto de regras e de usos definidos para escrever as palavras de um idioma dentro do mesmo padrão. Ela define o conjunto de normas que regem o idioma para, dessa forma, estabelecer um modelo correto de escrita.
Na língua portuguesa existem regras gramaticais que auxiliam na sua grafia e entre elas está a norma do uso da letra M antes de P ou B.
A regra para palavras com M antes de P e B, define justamente que sempre em todas as palavras do português antes de P e B deve ser utilizada a letra M. Por exemplo: tempo, berimbau, âmbar, ambição, ambicioso, ambidestro, ambiência, ambientalista, ambientar, ambíguo, âmbito, ambivalência, ambos, ambrosia, ambulância, ambulatório, amparar, amparo, ampere, ampliação, ampliar, amplie, amplo, ampola, amputação, bombons, Camboriú, campeão, campo, caxumba, comprador computador, imperador, imperatriz, implicar, importante, intercâmbio, lâmpada, samba, sempre, também, umbigo e umbilical.
Com isso quando a palavra não leve P e B a letra que antecede será N. Exemplo: encaçapar, encanto, encapotar, encardir, encontrar, enchente, encravado, engolir, inquieto, incompleto, incomodar, oncologia, onça, untuoso e ungir.
Confira algumas dicas de atividades com M antes de P e B.