ATIVIDADES SOBRE O CICLO DA ÁGUA PARA 3° 4° ANO
A água passa por vários estados e pode aparecer na forma líquida, sólida ou gasosa. Esses são os fenômenos que formam o ciclo da água. Nosso país é cheio de verdade e, com isso, bastante água também. A quantidade de água nos lagos, mares e rios é muito grande. Para que os alunos entendam melhor sobre o processo que a água passa, selecionamos algumas atividades sobre o ciclo da água.
Aproveite as dicas!
Atividades sobre o ciclo da água
O sol produz calor, o que faz com que ocorra um processo chamado evaporação. Nesse fenômeno, as partículas que formam a água se apresentam bem afastadas, permitindo com que ela seja levada para o céu, na forma gasosa. Depois, essa água forma nuvens.
As nuvens, quando ficam bem cheias de água se transformam em chuva, ou seja, a água cai no estado líquido. Parte Uma parte é encaminhada para rios, lagos, represas e mares.
As chuvas de granizo e as nevascas acontecem quando a água acumulada nas nuvens se resfria muito e acabam se apresentando em estado sólido, ou seja, congelado. Esses fenômenos acontecem normalmente nas regiões mais frias do Brasil ou de qualquer outro lugar. Com o calor que aparece em seguida, o gelo derrete e toda água volta ao estado normal, ou seja, ao estado líquido. Em seguida, a água evapora.
“A ONU (Organização das Nações Unidas) prevê que, no ano de 2025, aproximadamente metade da população enfrentará problemas relacionados à falta de água doce não contaminada e/ou poluída; se nada for feito até lá”.
A importância da economia de água
É preciso pensar muito bem na economia de água. Ninguém se imagina vivendo com pouca água. Seria o mesmo que não ter água suficiente para tomar banho, matar a sede, cozinhar, lavar louça e muito mais.
Por isso, os professores precisam manter os alunos informados sobre a importância da economia de água.