Desenhando com as mãos Atividade lúdica

A atividade de desenhar é uma forma lúdica e criativa de expressar emoções, ideias e percepções. Quando combinada com a utilização das mãos, ela se torna ainda mais divertida e estimulante para os alunos. Neste artigo, vamos explorar a atividade de desenhar com as mãos e compartilhar dicas de como trabalhar esses desenhos para estimular a criatividade e o desenvolvimento dos alunos.

Benefícios do desenho com as mãos

Desenhar com as mãos traz uma série de benefícios para os alunos. Além de estimular a criatividade, essa atividade também contribui para o desenvolvimento da coordenação motora fina, da percepção visual e da concentração. Ao envolver as mãos diretamente no processo de criação, os alunos são encorajados a explorar diferentes texturas, formas e movimentos, ampliando suas habilidades artísticas e expressivas.

Como trabalhar os desenhos com as mãos

  1. Preparação: Providencie materiais adequados, como tintas atóxicas, papel resistente, pincéis e panos para limpeza. Certifique-se de que os alunos estejam vestindo roupas adequadas para a atividade.
  2. Estimulação sensorial: Antes de começar a atividade, explore com os alunos diferentes materiais sensoriais, como massinha, argila ou areia. Essa etapa preparatória ajudará a despertar a sensibilidade tátil e a criatividade das crianças.
  3. Inspiração visual: Mostre aos alunos imagens de obras de arte que envolvam o uso das mãos, como pinturas abstratas, carimbos e estampas. Isso os ajudará a ter ideias e referências para criar seus próprios desenhos com as mãos.
  4. Experimentação: Encoraje os alunos a experimentar diferentes técnicas, como carimbagem, impressão digital, esfregação e sobreposição de mãos. Incentive-os a explorar a variedade de formas e texturas que podem ser criadas utilizando apenas as mãos.
  5. Temas e histórias: Proponha temas ou histórias para os alunos expressarem por meio dos desenhos com as mãos. Por exemplo, eles podem criar um desenho que represente uma paisagem, um animal ou uma emoção específica. Esses temas ajudam a direcionar a criatividade e promovem a expressão artística dos alunos.
  6. Reflexão e discussão: Após a conclusão dos desenhos, promova uma roda de conversa para que os alunos compartilhem suas criações e expliquem as escolhas feitas. Incentive-os a refletir sobre as sensações e emoções despertadas durante a atividade.

Desenhando com as mãos Atividade lúdica

Achei lindíssima esta atividade. E apesar de os exemplos não estarem em Português, é possível compreender as explicações pelos desenhos abaixo de cada ilustração.

É uma técnica interessante, lúdica e que pode ser utilizada pelas crianças para ilustrar histórias criadas por elas ou lidas em sala. Que tal experimentar?











Conclusão

A atividade de desenhar com as mãos é uma forma divertida e envolvente de estimular a criatividade e o desenvolvimento dos alunos. Ao proporcionar a oportunidade de explorar diferentes texturas, formas e movimentos utilizando as mãos, os alunos desenvolvem habilidades artísticas, percepção visual e coordenação motora fina. Além disso, essa atividade promove a expressão pessoal, a imaginação e a autoexpressão dos alunos. Portanto, aproveite essa atividade lúdica em sala de aula e estimule a criatividade dos seus alunos por meio do desenho com as mãos!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.