Atividades com Material Dourado para Imprimir

Neste artigo, vamos explorar as atividades com o Material Dourado, um recurso pedagógico utilizado no ensino da matemática que auxilia os alunos na compreensão dos conceitos numéricos e no desenvolvimento de habilidades matemáticas fundamentais. Por meio de imagens ilustrativas, apresentaremos diferentes formas de trabalhar com esse material e estimular os alunos a explorarem os números de maneira prática e divertida.

O Material Dourado é um método de ensino de multiplicação que é constituído por cubinhos, barras, placas e cubos, cada um representando uma unidade, dezena, centena e milhar, respectivamente.

Atividades com Material Dourado para Imprimir

O material dourado é considerado uma excelente forma de ensinar a multiplicação, de maneira divertida e dinâmica. Durante o período de educação infantil, esta é uma técnica indispensável pelos professores quando o assunto é ensino da multiplicação.

Dicas para trabalhar com o Material Dourado e estimular os alunos

  1. Introdução ao Material Dourado: Apresente o Material Dourado aos alunos, explicando o objetivo e a importância desse recurso no aprendizado da matemática. Destaque que ele permite que os alunos visualizem e compreendam melhor os números, auxiliando no desenvolvimento de habilidades matemáticas essenciais.
  2. Exploração livre: Inicie a atividade permitindo que os alunos explorem livremente o Material Dourado. Deixe-os manipular os cubinhos, barras, placas e cubos, criando diferentes arranjos e combinações. Incentive-os a descreverem suas descobertas e observações, estimulando a comunicação oral e a troca de ideias.
  3. Montagem de números: Peça aos alunos para montarem números utilizando o Material Dourado. Eles podem criar quantidades específicas, como 35, utilizando as unidades, barras e placas correspondentes. Incentive-os a identificar o valor posicional de cada peça, compreendendo a importância de cada unidade na formação do número.
  4. Adição e subtração: Utilize o Material Dourado para explorar os conceitos de adição e subtração. Os alunos podem criar diferentes situações-problema, como somar duas placas e três cubinhos, ou subtrair uma barra de uma placa. Eles podem representar essas operações com o Material Dourado, ajudando a visualizar o processo matemático.
  5. Multiplicação e divisão: Introduza os conceitos de multiplicação e divisão utilizando o Material Dourado. Os alunos podem criar grupos de quantidades iguais, representando uma multiplicação, ou dividir uma quantidade em grupos iguais, representando uma divisão. Essa abordagem concreta auxilia na compreensão dessas operações matemáticas fundamentais.
  6. Jogos e desafios: Crie jogos e desafios que envolvam o uso do Material Dourado. Os alunos podem competir para montar números mais altos, resolver problemas matemáticos ou encontrar padrões numéricos. Essa abordagem lúdica estimula o interesse e a participação dos alunos, tornando o aprendizado da matemática mais divertido.
  7. Registro das atividades: Incentive os alunos a registrar suas atividades com o Material Dourado por meio de desenhos, escrita ou fotografias. Eles podem criar um portfólio matemático, documentando suas descobertas, estratégias e aprendizados ao longo do processo.

Ao utilizar atividades com o Material Dourado, os alunos desenvolvem uma compreensão mais sólida dos conceitos matemáticos, além de aprimorarem suas habilidades de resolução de problemas e raciocínio lógico. Essa abordagem prática e visual estimula o interesse dos alunos pela matemática, tornando o aprendizado mais significativo e envolvente.

Abaixo deixaremos algumas atividades com o material dourado para imprimir, para você praticar com seu(s) pequeno(s) a multiplicação. Esperamos que gostem:

Atividades de matematica sobre Material Dourado para Imprimir

Escreva o número correspondente ao material dourado:

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Complete o nome dos números abaixo com as letras que estão faltando.

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Leia as questões abaixo sobre material dourado e responda o que se pede:

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Responda as questões abaixo sobre material dourado:

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Ligue as peças do Material Dourado com o seu número correspondente:

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Escreva o número correspondente ao material dourado:

Atividades com Material Dourado para Imprimir
Pinte no caça-palavras os números correspondentes ao material dourado e escreva-os:

Atividades com Material Dourado para Imprimir

Observe os valores correspondentes às peças do material dourado:
Atividades com Material Dourado para Imprimir

Pinte as peças do material dourado de acordo com o número indicado:
Atividades com Material Dourado para Imprimir

Atividades de matemática com material dourado para trabalhar em sala de aula.

1 Comentário para "Atividades com Material Dourado para Imprimir"

  1. Adoro trabalhar os números com material dourado. Mesmo sendo professora da pré escola II. Assim, venho solicitar se possível atividades com números até 50.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.