IDEIAS PARA FESTA DE ENCERRAMENTO ESCOLAR IDEIAS PARA FESTA DE ENCERRAMENTO ESCOLAR
X

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

O término do ano letivo chega ao fim, as confraternizações escolares passam a ser o assunto da vez. Finalmente, depois um ano inteiro de estudos, desenvolvimento e aprendizagem, o que os alunos mais desejam é ter um momento de celebração com seus colegas e familiares.

As dinâmicas de final de ano, geralmente feitas em novembro ou no início de dezembro, são atividades nas quais alunos, pais e professores podem fazer uma reflexão sobre as lições aprendidas e objetivos conquistados. Dada a importância desses rituais e o senso de renovação que celebram, além de coletivismo e amizade, nada melhor que algumas dicas simples e divertidas para fechar as atividades anuais com chave de ouro.

Ideias para Festa de Encerramento Escolar

Quer algumas ideias para preparar uma boa confraternização de final de ano? Veja a seguir as dinâmicas e brincadeiras que você pode organizar!

1. O bom e velho amigo-secreto
O jogo começa quando cada participante sorteia um papel com o nome de um colega. O grande desafio é guardar segredo sobre o sorteado, é claro! No dia marcado para a troca dos presentes, por meio de dicas sobre as qualidades e a personalidade do colega, os participantes tentam adivinhar quem foi o sorteado. A troca de presentes acontece e a brincadeira prossegue.

2. Bingo de utilidades
Peça que, no dia da confraternização, cada um leve um brinde, com um valor máximo estipulado. Bons exemplos de brindes são agendas, porta-retratos, canecas comemorativas, pacotes de bala ou bombons. Compre, então, cartelas de bingo e distribua para os participantes, que devem utilizar feijão ou milho para marcar os números. Todos se divertem e ganham algum item!

Related Post

3. Amigo da onça
Nessa dinâmica, todos ganham presentes, mas cada um decide se fica com o item que escolheu ou se troca com o de outra pessoa. Ao chegar na sala de aula, todos devem depositar seu presente em uma mesa central, sem qualquer identificação. Cada aluno, então, deve escolher um pacote e descobrir o que há nele, podendo manter ou trocar o item. No entanto, há uma regra limitadora: cada item só pode ser trocado três vezes!

No início, a brincadeira é bem simples, mas à medida que mais presentes são abertos, mais animada ela vai ficando. No final, o que a torna tão engraçada são os presentes mais disputados, aqueles que passam de mão em mão.

Todos participam e se divertem, mas vale explicar que, provavelmente, o presente escolhido poderá ser “trocado” no decorrer da brincadeira. Converse com os estudantes e diga a eles que caprichem no embrulho para “disfarçar” bem o objeto, pois será mais divertido ver a cara de surpresa dos colegas.

4. Caixinha de surpresas
O professor deve preparar uma caixinha com tarefas engraçadas — como imitar um gato, pular como um sapo, imitar um macaco ou pular numa perna só — e, depois, sentar-se em círculo com os estudantes. A caixinha deverá circular de mão em mão até que um sinal seja dado. Aquele que estiver com ela nesse momento deverá retirar uma tarefa e executá-la. A brincadeira continua até que todas as atividades sejam feitas.

Fonte: Internet

Categories: Final de ano
Related Post