Brincadeiras e Atividades de Lateralidade para Educação Infantil

De acordo com o crescimento da criança vai se definindo a dominância lateral dela. Ou seja, qual lado será mais ágil e forte, por exemplo. De acordo com Oliveira (1997), a lateralidade é a capacidade que todo ser humano possui de utilizar mais um lado do corpo do que outro.

Para que a criança aprenda as noções de direita e esquerda, é importante incentivar conceitos e referenciais que explorem a lateralidade.

Para entender melhor sobre o assunto, selecionamos algumas atividades para trabalhar lateralidade em sala de aula.

Atividades de Lateralidade para Educação Infantil – Direita e Esquerda

Atividades de Lateralidade

Atividades de Lateralidade

Atividades de Lateralidade

Atividades trabalhar Lateralidade

Atividades trabalhar Lateralidade

Ideias de Brincadeiras de lateralidade

1) Brincar de Robô com duas crianças
Uma criança será o robô e a outra será o guia. Eles combinam sinais do robô com professor. Por exemplo: se o guia tocar qualquer lugar do lado direito do robô, ele precisa se virar para direita; caso toque o alto da cabeça, o robô precisa abaixar. O professor pode combinar com os alunos todos os movimentos. Em seguida, a brincadeira pode ser realizada por deslocamento, e novamente é preciso combinar todos os sinais de movimentação. Por exemplo: toque nos ombros é sinal de que o robô precisa continuar caminhando; caso o toque seja na cabeça, significa que o robô precisa parar.

2) Tempestade – círculos

É preciso desenhar alguns círculos no chão com giz, a quantidade de círculos é de acordo com o número de participantes da brincadeira. Cada participante preciso ficar dentro do seu círculo, menos um integrante. Esse integrante fora do círculo precisa dizer: Esquerda – todos os outros participantes precisam dar o passo para esquerda. Quando ele disser direita – todos os participantes precisar dar um passo para direita. Lembrando que esse passo significa a troca de círculos, ou seja, um passo para direita, o participante passa para o círculo seguinte. Quando o integrante fora do círculo disser Tempestade – Todos precisam escolher outro círculo, inclusive quem estiver fora dele. Lembrando que um ficará de fora e será necessário que alguém sobre para começar a brincadeira novamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.