ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

É muito importante que os alunos saibam como se comportar na sociedade e essa pode ser uma das funções do professor. Por isso, selecionamos atividades sobre regras básicas da cidadania. Então, o professor pode aproveitar cada uma das dicas.

Atividades sobre regras básicas da cidadania

Ser Solidário: Solidariedade é um laço que nos vincula a outros indivíduos. Hoje, é uma palavra de ordem para a harmonia social. Fazer o bem aos semelhantes e ajudá-los, mostrar compreensão, honestidade e preocupação com todas as pessoas é uma das maiores virtudes que se pode ter. Uma das ferramentas mais sólidas para construirmos uma sociedade mais justa.

Ter Respeito: Seja no trânsito, na escola, no trabalho, na rua ou dentro do ônibus. Respeitar as outras pessoas é princípio básico para também ser respeitado. Não se esqueça: a liberdade de uma pessoa termina onde começa a liberdade da outra.

Ser Sincero: Quando buscamos a confiança de outras pessoas, devemos ser sinceros em tudo o que fazemos: em nossas palavras, em nossas ações e em nossos pensamentos. Não deixe espaço para a hipocrisia, para a mentira, para a falsidade e para a traição. Sendo sinceros, ganhamos lealdade, confiança e, mais facilmente, a amizade das outras pessoas.

Dizer sempre a Verdade: Dizendo a verdade, ganha-se confiança dos outros. Com a confiança, ganha-se a amizade. A harmonia e o progresso social dependem, e muito, dessa qualidade.

Cooperar: Participar é sempre fundamental. A cooperação mútua entre as pessoas de bons valores constrói caminhos de esperança para toda a sociedade.

Não agredir seu semelhante: Seja por palavras, seja fisicamente. Violência sempre gera mais violência. Devemos sempre dizer não a qualquer tipo de violência ou agressão.

Ter bondade, educação e responsabilidade: Ser educado e procurar sempre fazer o bem são duas virtudes de maior prestígio dentro da sociedade. Os bons exemplos são sempre seguidos, por isso quem bondade dá, com bondade será retribuído. Devemos ser também responsáveis, assumindo sempre tudo aquilo que fazemos. Ter liberdade é saber arcar com todas as nossas obrigações e com todas as nossas responsabilidades.

Perdoar: Ao permanecermos ressentidos com alguém, nunca teremos o repouso devido para o corpo e para a alma. O rancor não leva a lugar algum, apenas serve para criar mais problemas.

 

Vários Autores. Passo a passo: no caminho do saber: São Paulo: DCL, 2001. p. 480-481.

REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

Modelo de regras de convivência para sala de aula

REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

 

Questões – ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA

1) De acordo com o texto, quais são as regras básicas para a cidadania?

2) Qual é o significado da palavra cidadania? Cite exemplos de cidadania e comente como devemos exercê-la?

3) De acordo com o texto, quais são as vantagens para quem sempre diz a verdade?

4) Leia: “Agir conforme a consciência e de acordo com os valores éticos e morais.” Qual é o significado dos termos destacados?

5) Volte ao texto e analise as regras básicas para a cidadania. Quais fazem parte da sua prática diária? E quais você não costuma praticar?

6) Qual regra básica para a cidadania você julga ser a mais importante para o convívio em sociedade? Por quê?

1 Comentário para "ATIVIDADES SOBRE REGRAS BÁSICAS DA CIDADANIA"

  1. Agradeço por disponibilizar o material didático que me apoiará no meu planejamento pedagógico. Com uma linguagem clara e objetiva, imagem que favorecem a fixação e compreensão do conteúdo abordado. Parabéns pelo acervo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.