IDEIAS DE ATIVIDADES SOBRE PREPOSIÇÕES

As preposições podem ser um pouco complicadas para os alunos. Então, decidimos dar uma ajudinha selecionando algumas atividades sobre preposições. Os professores podem aproveitar as dicas abaixo e aplicá-las em sala de aula ou como dever de casa. Essa é um tipo de matéria que vale a pena ser aplicada como dever de casa também, dessa forma os alunos continuarão praticando. Aproveite!

Atividades sobre preposições

 

A história da dengue no Brasil e no mundo
Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias com descrição semelhante à da dengue na América do Norte e na Ásia. No entanto, o nome, que quer dizer, “câimbra súbita causada por espíritos maus”, só foi utilizado pela primeira vez em 1827 durante um surto da doença no Caribe.

Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti, que também é vetor do vírus da febre amarela urbana, tenha chegado ao Brasil no período colonial. Os primeiros casos remontam a 1846. Devido às fortes dores musculares e nas articulações, por aqui a doença recebeu o nome popular de “febre quebra-ossos”.

Revista “Nova Escola”. n. 216. Out. 2008. (Fragmento).

Questões
Questão 1 – O termo grifado funciona como preposição em:

a) “Desde o final do século 18, já eram registradas epidemias […]”

b) “Acredita-se que o mosquito Aedes aegypti […]”

c) “Os primeiros casos remontam a”

d) “[…] por aqui a doença recebeu o nome popularde“febre quebra-ossos”.

Questão 2 – No trecho “Devido às fortes dores musculares e nas articulações […]”, a locução prepositiva em destaque poderia ser substituída por:

a) Apesar das

b) Em virtude das

c) Junto com

d) Além das

Questão 3 – A locução prepositiva “Devido às” expressa a relação de:

a) consequência

b) instrumento

c) origem

d) causa

Questão 4 – Identifique a parte do texto que apresenta o emprego de uma preposição, empregada para expressar a relação de sentido assinalada anteriormente. Em seguida, grife-a:

Questão 5 – “[…] que também é vetor do vírus da febre amarela urbana […]”. Aponte os elementos que compõem as formas prepositivas sublinhadas:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.