ATIVIDADES DE PROPAROXÍTONAS PARA O 8º ANO

Selecionamos algumas atividades de proparoxítonas que podem ser aplicadas em sala de aula ou como dever de casa. Os alunos precisam entender mais sobre as palavras que utilizam as regras proparoxítonas. Então, aproveite cada uma das dicas. Boa aula!

Atividades de proparoxítonas

ATIVIDADES DE PROPAROXÍTONAS PARA O 8º ANO ATIVIDADES DE PROPAROXÍTONAS PARA O 8º ANO ATIVIDADES DE PROPAROXÍTONAS PARA O 8º ANO

Leia:

[…] O sal está presente em todas as culinárias. Poucas receitas o dispensam. É empregado até em pães e doces. Cristalino e inodoro, ressalta os sabores e tempera os alimentos. Ao mesmo tempo ajuda a conservá-los. Apesar de o seu consumo excessivo ser associado ao aumento da pressão sanguínea, é importante consumi-lo. Em quantidades sensatas, o sal fornece ao organismo humano substâncias essenciais a seu equilíbrio fluido, à atividade dos músculos e dos nervos. Além disso, sem ele a comida fica completamente sem graça. Insosso é, na prática, o antônimo de salgado. Em casos graves de hipertensão arterial e de algumas doenças endocrinológicas, quando os médicos precisam vetá-lo categoricamente, resta a alternativa de um produto dietético, um composto que visa a substituir o sabor do cloreto de sódio. A sensação gustativa, porém, não se compara à proporcionada pelo sal. […]

A Dias Lopes. Revista Gula, maio de 2004. Disponível em: <http://www.salcisne.com.br>.

Questão 1 – Em todas as passagens, os termos grifados retomam o referente “sal”, exceto em:

a) “Poucas receitas o dispensam.”

b) “[…] o sal fornece ao organismo humano substâncias essenciais a seu equilíbrio fluido […]”

c) “Além disso, sem ele a comida fica completamente sem graça.”

d) “[…] quando os médicos precisam vetá-lo categoricamente […]”

Questão 2 – No trecho “[…] resta a alternativa de um produto dietético, um composto que visa a substituir o sabor do cloreto de sódio.”, a vírgula introduz uma:

a) uma observação.

b) uma citação.

c) uma explicação.

d) um comentário avaliativo.

Questão 3 – Na parte “A sensação gustativa, porém, não se compara à proporcionada pelo sal.”, a conjunção sublinhada poderia ser substituída por:

a) no entanto

b) isto é

c) logo

d) por isso

Questão 4 – “Músculos, prática, endocrinológicas, dietético…”. O que há de comum quanto à acentuação dessas palavras? Explique:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.