ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Esquema Corporal na educação infantil, faz parte de um dos processos da criança, é quando ela começa a descobrir as partes do seu corpo como um todo.

Desenvolver atividades para crianças em desenvolvimento é sempre importante, e deve ser colocada na pratica para que desta forma eles passem a desenvolver ideias de como é o corpo do ser humano. Medir qual é o tamanho da criança pode ser um bom inicio de atividade;

ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

            Esse tipo de atividade é usado mais por pedagogos do pré-escolar 1º e 2º ano, já que é nesse período que as crianças começam a entender melhor o corpo humano e o que o compõem, ajudando a criança a reconhecer os sentidos, por onde ouvimos, por onde falamos, enfim, a função dos membros do corpo.

ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Um modelo bem simples e que pode gerar descontração e diversão com as crianças é recortar várias partes do corpo de pessoas em revistas espalhar em cima de uma cartolina ou no chão, distribuir cola e folha de sulfite e pedir para que colem as partes do corpo das pessoas, é uma forma interessante de averiguar como está o desempenho da criança no esquema corporal.

            Outro modelo que pode descontrair a sala é falar para a criança dizer uma parte do corpo de algum amiguinho em sala de aula, por exemplo: “O que há abaixo do pescoço da Maria/ João?” ou “o que está acima do umbigo?”

Fornecer o corpo humano incompleto e pedir para que as crianças pintem a parte que irá completar.

MODELO ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

 

ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

            A cantiga também ajuda bastante as crianças memorizar s componentes do corpo humano, uma das cantigas mais conhecidas, é:

 

Cabeça, ombro, joelho e pé.

Cabeça, ombro, joelho e pé.

Olhos, ouvidos, boca e nariz.

Cabeça, ombro, joelho e pé.

 

Através da cantiga, as crianças irão se divertir e ao mesmo tempo conseguir aprender sobre o corpo.

ESQUEMA CORPORAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.