ATIVIDADES SOBRE O FOLCLORE

Atividades sobre o folclore são coisas que sempre mantem o aluno atento, pois, traz conhecimento dos pais e também conhecimento que as próprias crianças tem, com brincadeira na rua, amarelinha, pular corda, esconde-esconde, dança da cadeira, tudo isso nos remete as mais diversas brincadeiras a atividades.

            Como um passo inicial, delimitar o que é folclore e de onde vem a história, algumas parlendas mais conhecidas também é bem interessante contar para os alunos para que eles se sintam mais ligados ao tema proposto e moldar brincadeiras e atividades para serem desenvolvidas na escola ou em sala de aula mesmo, podendo desta forma trazer uma interação entre os alunos, compartilhando assim experiências e o conhecimento sobre o folclore.

            Histórias que envolvem o saci-pererê, a mula sem-cabeça, a sereia, lobisomem, curupira, o boto cor-de-rosa, cuca, sempre, claro, trazendo um final bonito, para que as crianças não fiquem com medo ou tragam algum tipo de maleficio com a brincadeira, pois lembre-se a brincadeira deverá ser feita com o intuito de fazer a criança aprender mais sobre o tema proposto, dando-lhe a possibilidade de disponibilizar as suas experiências.

            Você pode utilizar diversos materiais, como cartolinas, fazer os personagens do folclore em EVA e também pintar, caso tenha habilidades para isso e montar um belo cartaz.

Brincadeiras com trava línguas também são bem recebidos no dia de Folclore, podendo dessa forma fazer festivais, dando uma trava língua para cada criança para poderem falar.

– Pedro tem o peito preto, O peito de Pedro é preto; Quem disser que o peito de Pedro é preto, Tem o peito mais preto que o peito de Pedro.

– O Rato Roeu a roupa do rei de Roma, O Rato Roeu a roupa do rei de Rússia, O Rato Roeu a roupa do rei de rodovalho… O rato a roer roía. E a rosa Rita ramalho, do rato a roer se ria. A rata roeu a rolha da garrafa da rainha.

 

– Luzia lustrava o lustre listrado, o lustre listrado luzia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.