ATIVIDADES SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS - EXERCÍCIOS ATIVIDADES SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS - EXERCÍCIOS
X

ATIVIDADES SOBRE FORMAS GEOMÉTRICAS

As formas geométricas podem estar presente em todo lugar. Então, os professores precisam de criatividade na hora de ensinar. Isso porque até mesmo em um casa é possível encontrar diversas formas. Por isso, é importante que as atividades sobre formas geométricas estejam presente durante as aulas de matemática.

Pensando nessa importância, selecionamos algumas ideias de atividades que podem ser aplicadas em sala de aula e também como dever de casa. Essa última pode ser uma boa opção para que eles consigam praticar também em casa e não só na escola. Por isso, aproveite as dicas.

Atividades sobre formas geométricas ajuda os alunos a desenvolverem de uma forma significativa modelos de se trabalhar com formas geométricas e onde elas podem ser encontradas.

Atividades sobre formas geométricas

            Essa atividade tem como objetivo:

O raciocínio logico;

Identificar cores e formas;

Nomear cores e formas;

Ampliar vocabulário;

As coordenações motoras, visuais e auditivas;

A criatividade através das formas geométricas e cores;

A socialização e cooperação entre os grupos;

A habilidade do uso do computador;

Criar desenhos livres usando as formas geométricas;

Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem do desenho, da pintura, da colagem e da construção.

É importante mostrar que as cores e formas geométricas estão presentes no ambiente onde vive e que fazem parte de seu cotidiano, identificar e nomear cores e formas geométricas (triângulo, quadrado, retângulo e círculo) percebendo as características de cada uma e desenvolver a percepção visual através do uso das diferentes cores.

Faça algumas formas geométricas de diferentes cores (azul, amarelo, vermelho, verde) em papel cartão ou EVA e espalhe pela sala de aula. Mostre uma forma geométrica aos alunos e peça que encontrem a mesma forma mostrada dentre aquelas espalhadas pela sala. Você pode também fixar as figuras nas roupas das crianças e pedir que se agrupem de acordo com a mesma forma geométrica.

Related Post

Proponha brincadeiras utilizando as formas e as cores. Por exemplo, brinque de bolinhas de sabão e enfatize o formato, em seguida, peça às crianças para desenharem círculos de diferentes cores. Disponibilize desenhos de um sorvete na casquinha e peça que coloram apenas o triângulo de giz de cera amarelo.

Organizar o espaço para que todos possam estar bem, apresentar algumas figuras geométricas, em madeira e plástico, e assim iniciar a conversa e investigar até onde eles conhecem as figuras geométricas que foram apresentadas a eles.

Explicar que quase tudo que usamos tem forma geométrica, como o lápis, borracha, caderno e assim por diante.

Pedir para que os alunos escolham formas geométricas para fazerem um desenho, que será colocado no mural da escola. Dispor de material como:  papel, lápis de cor, se necessário cola e tesoura e deixar que façam seus desenhos. Distribuir uma atividade impressa para que identifiquem e pintem as figuras geométricas conforme as cores pedidas.

E que tal trabalhar com algumas imagens e pinturas fazendo observações e reproduções…
Observações:
* cores
* formas
* quantidades
* texturas
Reproduções:
* recorte
* colagens
* pinturas (livre, a dedo, pincel, esponjado, etc…)
Abaixo você consegue encontrar dois exemplos de formas geométricas.

“Na Educação Infantil existem diversas formas para explorar os conteúdos sem utilizar só lápis e papel. A maioria das atividades propostas acima são um exemplo disso. Você pode montar uma sequencia de atividades práticas (visual, oral, concretas), para depois fazer o registro em folha. Eu particularmente acho que até aqui já garantimos a aprendizagem do conteúdo de uma forma bem lúdica, principalmente com atividades de observação, reprodução, pinturas, recorte e colagens já seriam uma boa atividade com registro, mas de qualquer forma, cada um sabe das necessidades de sua sala”. Abaixo alguns exemplos que podem ajudar na hora de pensar em atividades para as crianças.

“Para modificar essas atividades, deixando-as em caixa alta, basta salvá-las e postar no Microsoft Word. Em seguida façam as modificações necessárias e acrescente ou tire o que desejar (no Paint também fica ótimo). Veja só um exemplo. Peguei essa figura da árvore, colei no Paint e apaguei a parte escrita. Abri o Word, coloquei a consigna (título) e colei a árvore complementando a atividade. Uma atividade como essa (de recorte e colagem) deve ser feita em folha A4 inteira. Aqui coloquei a mesma atividade em uma folha só para exemplificar”.

Alguns exemplos abaixo:

View Comments (2)

Related Post