ATIVIDADES COM MEDIDAS DE TEMPO

Atividades com medidas de tempo ajuda a cronometrar o nosso dia-a-dia que é movido por horas, dividido por manhã, tarde, noite e madrugada.

Uma das formas de medir o tempo é através do calendário. Entender como os números funcionam nesse contexto especifico. Familiarizar-se com uma forma particular de organizar a informação, identificando a passagem do tempo apoiando-se no calendário.

ATIVIDADES COM MEDIDAS DE TEMPO

            Levar para a sala de aula um calendário tipo folhinha e deixe-o em um lugar visível. Explique que o calendário poderá ser consultado em diferentes momentos: para associar uma data a uma tarefa, para saber o dia do aniversário dos colegas ou para lembrar a turma de que um passeio está agendando.

Colocar um calendário no quadro e solicite aos alunos que marquem a data de aniversário de cada um. Monte um quadro, coloque o nome, a data do aniversário e a idade de cada um.

ATIVIDADES COM MEDIDAS DE TEMPO

            O calendário é um instrumento importante também para organizar a rotina escolar. Ajude os alunos a marcarem os acontecimentos e compromissos importantes do grupo para o ano – feriado, eventos organizados na escola, passeio etc.

Atividades como construir um instrumento para medir o tempo, antes da invenção do relógio; Organizar o calendário do mês de junho de 2008; Utilizar vários instrumentos de medidas e medir várias coisas que se encontram na sala de aula.

            Explicar como a hora foi de início identificada e que o Sol foi o primeiro relógio, o tempo sucessivo da passagem do sol sobre um dado meridiano dá origem ao dia solar.

Atividades lúdicas (jogos, brincadeiras, brinquedos…) devem ser vivenciadas pelos alunos. É importante caracterizar um vínculo ao cotidiano do estudante, relevância no mundo em que vivemos.

ATIVIDADES COM MEDIDAS DE TEMPO

            O professor devem utilizar-se de propostas baseadas em resoluções de situação-problema do cotidiano do aluno, como facilitar a sua vida e como auxilia-lo a compreender as medidas de tempo.

1 Comentário para "ATIVIDADES COM MEDIDAS DE TEMPO"

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.