ATIVIDADES COM CALENDÁRIO

Atividades com calendário ajuda as crianças a verem como se usa essa técnica de medir tempo, é uma atividade simples de ser praticada pois pode ser diretamente ligada ao dia a dia deles.

ATIVIDADES COM CALENDÁRIO

            Essa atividade tem como objetivo:

Conhecer calendários utilizados em diferentes culturas;

Explorar a leitura gráfica;

Usar a ordem numérica em atividades propostas;

Realizar atividades sobre o calendário;

Montar o calendário anual da turma;

ATIVIDADES COM CALENDÁRIO

Ele é importante porque nos ajuda a organizar as atividades que temos que realizar ao longo dos dias e dos meses do ano, nos orienta sobre quais serão os feriados do ano, o dia que começa as férias e o retorno às aulas… Ah! E ainda mais importante ajuda saber quanto tempo falta para o dia do seu aniversário!

 

Explique que vários calendários foram inventados por diversos povos e utilizados em diferentes épocas, pois o ser humano sempre procurou maneiras para registrar a passagem do tempo. No Brasil utilizamos o calendário cristão. Ele recebeu esse nome porque registra os anos a partir do nascimento de Jesus Cristo. Além do calendário cristão, existem outros que também são utilizados por outros povos, como, por exemplo, o calendário muçulmano, chinês e judeu.

ATIVIDADES COM CALENDÁRIO

            Disponibilize para cada criança uma folha com o calendário anual.

 

Relembre com a turma que em um calendário, estão indicados os dias, as semanas e os meses do ano. Também podemos verificar que, em alguns calendários, os domingos e feriados são destacados com cor diferente.

Providencie uma folha para que os alunos preencham o calendário do mês em que estão.

 

A criança constrói a noção de tempo através da percepção que os eventos acontecem em uma sequência e que para sequência há uma duração, portanto quanto mais utilizarmos exemplos concretos, mais fácil ficará para a criança elaborar essas noções.

É importante também marcar no calendário coletivo as rotinas semanais, como por exemplo, o dia da semana em que podem brincar no parque da escola, de ir para o laboratório de informática, das aulas de Educação Física, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.