ATIVIDADES COM AS CORES PRIMÁRIAS

Atividades com as cores primarias são importantes para que dessa forma eles aprendam sobre as outras cores.

As cores primarias são: vermelho, amarelo e azul. São chamadas assim porque são consideradas as primeiras cores, ou sejam não se pode obtê-las com a mistura de nenhuma cor.

ATIVIDADES COM AS CORES PRIMÁRIAS

            Elaborar junto com os alunos um lindo cartaz visualizando as cores primarias, secundarias e terciarias, fazer o aluno a compreender o resultado das misturas no modo concreto, pois aprender é mesmo uma arte.

É importante identificar e nomear as cores primarias. Selecionar objetos classificando cores. Desenvolver raciocínio logico, a expressão oral, a coordenação motora, a percepção auditiva e visual da criança. Produzir trabalhos de arte, utilizando linguagem da pintura e da construção.

ATIVIDADES COM AS CORES PRIMÁRIAS

            É importante:

Organizar as crianças em rodinha de forma que todos possam olhar-se e interagir. Conversar sobre as cores primarias e algumas secundarias e sobre as formas;

ATIVIDADES COM AS CORES PRIMÁRIAS

Mostrar fotos coloridas, observando a diversidade de cores e ressaltando suas formas. Perguntar a cor preferida de cada um, trabalhando com o lúdico;

Folhear revistas e observar o que mais lhes chama a atenção.

            Devemos criar condições para que as crianças conheçam as cores e formas que estão presentes no ambiente em que vivem.

Nesta fase, é importante propiciar à criança a visualizações, exploração, contato e manuseio de diversos objetos que compõem o universo das cores e formas, possibilitando a identificação.

            Pintar livremente, utilizando apenas as cores primarias e nomeá-las. Adivinhar a cor de um objeto escondido; fazer colares com canudinhos e colinhas de papel crepom com as cores primeiras; colorir com as cores indicadas; pintar o círculo com as cores indicadas.

Artes com giz de cera sempre animam os pequenos;

            Na educação infantil, brinquedos, jogos e brincadeiras são ferramentas pedagógicas. Além dessas ferramentas, é possível mostrar objetos coloridos que estão na sala de aula e na escola, de modo geral, e fazer relações com as cores das coleções (lápis de cor e/ou giz de cera) que elas utilizam, assim como também comparar as cores com elementos da natureza, como o céu, o Sol, a Lua, as estrelas, as nuvens, as árvores, as frutas, os rios ou mares, os passarinhos etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.