Atividade para a hora da leitura

Neste artigo, apresentaremos uma atividade especial para a hora da leitura, que irá estimular o gosto pela leitura e a imaginação dos alunos.

A leitura desempenha um papel fundamental no desenvolvimento das crianças, estimulando a criatividade, a imaginação, a aquisição de vocabulário e o pensamento crítico. Por meio dessa atividade, buscamos criar um ambiente acolhedor e divertido que incentive os alunos a mergulharem nas páginas dos livros.

<h2>Dicas para trabalhar esses desenhos e estimular os alunos</h2>

  1. Escolha dos livros: Comece selecionando livros adequados à faixa etária dos alunos e com temáticas que despertem seu interesse. Seja variado, incluindo contos de fadas, aventuras, histórias do folclore, biografias, entre outros gêneros. Ofereça opções para que cada aluno possa escolher um livro de sua preferência.
  2. Criação de marcadores de página: Peça aos alunos que criem seus próprios marcadores de página personalizados. Eles podem usar papel colorido, adesivos, glitter e outros materiais para decorar. Destaque a importância de marcar a página em que pararam a leitura, incentivando-os a retomar a história de onde pararam.
  3. Leitura compartilhada: Reserve um momento durante a aula para a leitura compartilhada, em que os alunos têm a oportunidade de ler trechos de seus livros favoritos em voz alta. Isso estimula a fluência na leitura, a expressão oral e a comunicação entre os alunos.
  4. Criação de histórias: Após a leitura, convide os alunos a criar suas próprias histórias inspiradas nas imagens dos livros. Eles podem utilizar as ilustrações como ponto de partida para criar personagens, cenários e enredos originais. Incentive-os a usar sua imaginação e a explorar diferentes gêneros literários.
  5. Dramatização: Para uma atividade mais interativa, proponha que os alunos realizem pequenas dramatizações baseadas nas histórias lidas. Eles podem recriar cenas importantes, interpretar os personagens e até mesmo criar diálogos adicionais. Essa atividade estimula a criatividade, a expressão corporal e a colaboração entre os alunos.
  6. Roda de conversa: Após a leitura de um livro, promova uma roda de conversa em que os alunos possam compartilhar suas impressões, fazer perguntas e discutir sobre a história. Estimule-os a expressar suas opiniões, a fazer conexões com suas próprias experiências e a desenvolver habilidades de análise crítica.
  7. Exposição de trabalhos: Valorize o trabalho dos alunos criando uma exposição com os desenhos, marcadores de página e histórias criadas por eles. Isso os incentivará a se sentirem orgulhosos de suas produções e a compartilharem suas conquistas com colegas e familiares.

Com essas dicas, você estará preparado para proporcionar uma atividade envolvente e estimulante para a hora da leitura. Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária dos alunos, criando um ambiente acolhedor que desperte o prazer pela leitura e alimente a imaginação de cada um deles. Aproveite esse momento mágico para viajar por histórias e descobrir um mundo de possibilidades através dos livros.

Devemos sempre incentivar nossos alunos a lerem. Essa atividade é boa para solicitar depois que os alunos tiverem acesso à biblioteca e estiverem lendo livros.

Lista ilustrada de livros infantis

Atividade para a hora da leitura

 
Observação: Ao imprimir ou tirar xerox da atividade, apague a crase que está errada antes de “seus colegas”.
 
Créditos da imagem:Blog Ideia criativa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.