Projeto Vinícus de Moraes

A busca da sobre a cultura do nosso país é sempre válida, mais ainda quando trata-se de uma grande pessoa. O grande ”Vinicius de Moraes” por isso a nossa atividade hoje, resgata um pouco dos seus trabalhos, sendo ele o poema: ”A Corujinha”.

Projeto Vinicius de Moraes: Explorando a Cultura e os Trabalhos do Poeta

Nesta atividade, vamos mergulhar na rica cultura do nosso país, explorando a vida e os trabalhos desse grande artista brasileiro. Vinicius de Moraes, renomado poeta, compositor e diplomata, deixou um legado marcante na música e na literatura brasileira.

Objetivo do projeto:

O objetivo deste projeto é apresentar aos alunos um pouco mais sobre a vida e a obra de Vinicius de Moraes, proporcionando uma compreensão mais profunda de sua contribuição para a cultura brasileira. Além disso, vamos nos concentrar em um de seus poemas mais famosos, “A Corujinha”, explorando seu conteúdo e estimulando a criatividade dos alunos por meio de atividades relacionadas.

Atividade 1: Conhecendo Vinicius de Moraes

Nesta primeira etapa, vamos apresentar aos alunos informações sobre a vida e a carreira de Vinicius de Moraes. Podemos utilizar recursos como vídeos, imagens e textos para ilustrar seu papel como poeta e compositor. Podemos destacar suas parcerias musicais com Tom Jobim e João Gilberto, bem como sua contribuição para a bossa nova.

Atividade 2: Explorando “A Corujinha”

Agora é hora de mergulhar em um dos poemas mais encantadores de Vinicius de Moraes, “A Corujinha”. Vamos ler o poema em sala de aula, destacando suas características e elementos poéticos. Podemos discutir o significado das palavras e frases, incentivando os alunos a expressarem suas próprias interpretações.

Atividade 3: Expressando-se artisticamente

Nesta atividade, os alunos terão a oportunidade de expressar sua criatividade inspirados por “A Corujinha”. Podemos propor que eles criem ilustrações, desenhos ou pinturas que representem o poema. Também podemos incentivar a escrita de pequenos poemas ou versos baseados na temática da coruja e da noite, explorando a musicalidade das palavras.

Ao final do projeto Vinicius de Moraes, os alunos terão conhecido um pouco mais sobre esse importante artista brasileiro e sua contribuição para a cultura do nosso país. Além disso, terão desenvolvido habilidades de interpretação de texto, expressão artística e apreciação da poesia. Esperamos que esse projeto desperte o interesse dos alunos pela cultura brasileira e inspire-os a explorar ainda mais a obra de Vinicius de Moraes.

Lembre-se de adaptar as atividades de acordo com a faixa etária e o nível de compreensão dos alunos. Aproveite essa oportunidade para instigar a curiosidade e o amor pela cultura em sala de aula.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.